Sim e não. Sim pq a ciencia esta certa quanto ao efeito dos gases estufa. E não pq o homem so tem 200 anos de medição e mesmo assim feita com baixa precisão, nisso o mundo tem 5 bilhoes de anos, então temos mto poucos dados pra realmente afirmar q esta aquecendo, alem d q acredito q a emissao deses gases ira diminuir drasticamente. Carros elétricos ja são uma realidade e a cada dia são mais comuns e os aparelhos eletrônicos estão consumindo bem menos. Se parar pra analisar, em 2001 a maioria das lampadas eram incandecentes de no mínimo 40w, hj se usa led d 9 ou 12w dentro de casa, então acredito que a evolução vai frear a emissao desses gases.
votei em Sim
Na verdade, o termo "aquecimento global" não é o mais adequado. Não é que o mundo inteiro esteja literalmente esquentando, na verdade ele pode até mesmo esfriar muito em determinados lugares. O termo correto seria "mudança climática". Essa alteração na temperatura global pode causar perturbações e mudanças de temperatura em determinados lugares do mundo. Por exemplo, calor extremo no norte e frio extremo no sul e vice versa. As mudanças se tornarão mais rápidas e intensas, podendo causar diversos problemas como chuvas intensas em certos lugares, e chuvas escassas em outros; ocasionando escassez de alimentos.
Mas respondendo a sua pergunta, sim, eu acredito nas mudanças climáticas, e acho que elas sejam cíclicas, ou seja, elas ocorrem apesar da interferência humana, e não exclusivamente pela culpa dos humanos. Não que a poluição, desmatamento, e etc... não possa turbinar tais mudanças, mas acho que a interferência humana é pequena.
Situações como a "era do gelo" é um exemplo de que o mundo sempre esteve em mudanças cíclicas independentemente do homem moderno. Mudanças vão ocorrer, queira o homem ou não. OK, o homem pode acelerá-la, mas no fim, a mudança é inevitável.
Eu sou totalmente favorável à economia verde e sustentável, desde que haja fundamentos para isso. Há muita ignorância nesse meio ainda, falta mais estudos e tecnologia para que consigamos adentrar totalmente em uma economia desse nível. Além disso, os governos mundiais precisam tornar mais acessíveis os itens de consumo sustentáveis como: carros elétricos, painéis solares, e etc... Infelizmente, adquirir tais itens no Brasil, por exemplo, é extremamente caro devido à alta taxação, gargalos logísticos, e falta de investimento no setor.
Enquanto não houver empenho real do estado e da sociedade frente a esse problema, dificilmente mudaremos a situação. Principalmente em países subdesenvolvidos como o Brasil, que terão maiores dificuldades em se adaptar a uma economia mais sustentável.
Sim e não.
Só acho estupido atribui qualquer mudança climatica ao aquecimento global.
Nosso mundo é enorme,em algum momento uma temperatura ou evento climático anormal ocorrera em algum lugar.
Por exemplo:
"Cidade Y tem a maior temperatura em 200 anos"
Oras,então quer dizer que a 200 anos já teve alguma temperatura próxima a essa.
votei em Sim