Bom, vejo que aqui têm gente não muito velhos mais que já tem uma certa experiência, pessoas aqui com mais de trinta, qual o conselho que vc daria pra uma pessoas de 18 a 20 anos. oque vc fez que vc para pra pensar e fala pow não deveria ter feito isso cara, será que focar nos estudos é mesmo a melhor opção? pq eu conheço e tenho amigos que terminou faculdade e ta sem trabalho, fazer não sei quantos anos de faculdade pra mim ter apenas 1 lugar melhorzinho na sela eu não quero não!

eles perguntam
6 12
elas respondem
27/04/2022 01h25
Invista pelo menos 30% do seu salario em algum fundo de renda variável por pelo menos 10 anos!

Tem que analisar o desempenho do fundo pelo menos nos últimos 5 anos para saber qual vale a pena e variar o investimento em fundos com estrategias diferentes (que são explicadas nos documentos disponibilizados pela empresa gestora do fundo).

Você vai me agradecer muito depois.

Os melhores fundos de investimento rendem em média 1,5% ao mês ao longo dos anos. As vezes subindo muito mais, as vezes perdendo. Se aplicar esse lucro em um investimento de R$ 500,00 ao mês por 10 anos você terá guardado R$ 178 mil por causa do lucro, se o investimento for de 15 anos o total guardado sera de R$ 488 mil e em 20 anos seria de R$ 1,25 milhão! Claro que guardar mais vai gerar renda proporcionalmente maior, então se você conseguisse juntar R$ 1000,00 por mês juntaria o dobro desse valor.
27/04/2022 10h47
Só faça uma faculdade se realmente amar aquilo, se n ...faz um curso técnico e seja feliz. Faculdade em si não vale muito a pena, ao meu ver. O desgaste emocional e psicológico é surreal. É só status.

Não desabafe com as pessoas. A maioria delas não vão te entender ou irão achar que é frescura. Vc deve ser o seu porto seguro. Não conte nada para as pessoas. Faça a sua vida.

E compre lenços para chorar durante a caminhada dessa vida dura. :(

E a outra é n tenha pressa. Pra conquistar as coisas demora mesmo. Poucos são as pessoas q conquistam as coisas rápidas, vulgos tiktokers, influencers,etc
Se vc começa exatamente do zero, vc sozinho fazendo tudo, a caminhada será longa.
27/04/2022 00h55
Infelizmente não posso aconselhar ninguém, tô na merda.
anônima
27/04/2022 10h38
- Estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Faculdade (ou algum curso técnico) pode não ser garantia de emprego mas vai te ajudar, e o importante é ingressar no mercado de trabalho o quanto antes.
- Ter uma reserva de emergência. Se conseguir, todo mês guarda uma parte do teu salário. Mesmo que seja pouco pode fazer a diferença no futuro.
- Cuidar de si mesmo é essencial, não adianta se matar de tanto trabalhar/estudar e ficar estressado o tempo todo, isso vai destruir a tua saúde. Tira um tempo pra relaxar e fazer coisas que te façam bem, tenta levar a vida com leveza, começar a praticar algum exercício físico com frequência é bom também.
27/04/2022 01h22
Não sou pessoa certa para isso, mas acredito que os estudos são importantes nas nossas vidas, escolhe se especializar numa área que identifica, se especializa nisso. Se quiser faça concurso público, precisa estudar e ler o edital.
27/04/2022 06h56
Eu sou pedagoga, minha área não é difícil de encontrar trabalho, mas o salário é bem baixo. Colegas minhas se formaram no mesmo ano e estão vendendo cosméticos ou trabalhando em casas de família.

É como o Unknown2022 disse, tem que pensar fora da caixa.
eles respondem
anônimo
27/04/2022 02h56
Vou te dar a real, sem esconder nada: há uns 25 ou 30 anos, ter terminado um curso superior, era GARANTIA de um bom emprego e boa remuneração. Isso é fato.
Quem viveu nos anos 70 e 80, até começo dos anos 90, sabe do estou falando.

Naquela época, o aceso ao ensino superior era bem difícil, só os melhores conseguiam chegar lá, uma vaga em uma universidade era muito disputada.

O ensino de base (o 1º e 2º graus ou ginásio e colegial) era muito difícil, e quem não conseguisse uma nota mínima, repetia de ano, quantas vezes fossem necessárias, para mudar de série.

Só que alguns políticos, a partir dos anos 2.000, tiveram a "brilhante ideia" de investir apenas em universidades, facilitando exageradamente o acesso de qualquer pessoa.
E também, acabaram com a repetência no ensino de base, os professores aprovavam todos, mesmo os que não tinham condições de passar de série.
Qual a conclusão disso tudo? A partir do final dos anos 90 e começo dos anos 2.000, o ensino brasileiro só desceu a ladeira.

Com esse lance dos governantes de NÃO investir em ensino de base (propositalmente) e facilitar de tudo quanto é forma, o aceso ao ensino universitário (também propositalmente) vemos o resultado: as universidades despejam no mercado de trabalho, todos os anos, milhares de "profissionais" sem nenhuma capacidade.
Profissionais com diploma embaixo do braço, que não conseguem escrever um mísero texto, uma miséria conta de matemática, um mísero cálculo de química ou física.
Então, com esses milhares de profissionais no mercado de trabalho que as universidades despejam fodos os anos, entra a questão da "oferta x procura".
Com mais mão de obra disponível no mercado, e menos procura pelas empresas, o que acontece? Redução salarial. Por isso que um cargo de nível técnico de 2º grau pode pagar melhor do que um de nível superior.

Não adianta encher as ruas com pessoas segurando diploma universitário, mas sem trabalho pra todos, tem que investir no ensino de base e com qualidade.
27/04/2022 01h20
A realidade que eu vejo é justamente essa…a galera faz facul, completa o curso, se forma e não tem emprego. Muitas vezes essas pessoas são as que ficam “dentro da caixa”.

O conselho q eu dou é “saia dessa caixinha”. Desde a faculdade, já comece a ter contato com os profissionais da área do curso q vc escolheu…até mesmo seus professores podem fazer parte dessa lista de contatos.

Outro conselho q dou é…terminou a faculdade, mas os estudos não acabam.
Continue estudando…se vc tiver conhecimento a mais do que aquele seu colega q se formou com vc, vc vai ser contratado.

E terceira dica…seja um pouco empreendedor tbm, por mais q seja difícil
27/04/2022 00h57
Junte o melhor dos mundos: faça um ensino médio profissionalizante, técnico, arranje trabalho nessa área e ganhe seu dinheiro. Já dentro da empresa, tendo a possibilidade, faça um superior nessa área de atuação para que possa crescer dentro dela na empresa, ou em outras. Muita gente faz isso
anônimo
27/04/2022 01h36
Invista em roubo de mercadorias sem nota fiscal, e rifas de carro clonado.
27/04/2022 01h51
Eh verdade que faculdade não garante emprego, mas quanto mais qualificação vc tiver maior será as chances de conseguir um bom emprego.

Nada impede que vc trabalhe e estude ao mesmo tempo. Eu tive vários colegas que já tinha um bom emprego e mesmo assim faziam faculdade.
27/04/2022 10h43
Não se prenda a regras que existem só para te transformar num fracote que só trabalha e paga contas. Vc não precisa estudar a vida toda para ser alguém, a não ser que realmente goste disso. Nem precisa ser aquilo que outros adultos querem que vc seja. No fim todo mundo vai morrer e a vida é só sua. Viva ela e experimente o máximo de coisas possíveis que vc queira.
27/04/2022 10h13
Primeiramente visualize como quer estar daqui a 10 anos.

Feito isso, trabalhe e estude, faça sim uma faculdade se puder, conhecimento e formação nunca é demais.

Tenha o seu salário MUITO bem dividido, se pague primeiro antes de gastar. Por exemplo:
10% Reserva de emergência, 20% investimentos, 20% ajudar em casa (provavelmente mora com os pais), 30% Educação e 20% lazer/compras.

Nunca dependa de uma única renda, pense em algo pra ganhar um extra.

Tenha tempo pra você, cuide do seu corpo e da sua mente, cerque-se de boas pessoas.

Confie e viva a vontade de DEUS.
27/04/2022 01h53
Vira traficante, sua vida não tem mais salvação.
anônimo
27/04/2022 10h01
Invista dinheiro todo mês sem falta, nem que seja 300 reais. Quanto mais cedo investir, mais cedo seu dinheiro vai se tornar um valor grande por causa dos juros compostos.
anônimo
27/04/2022 01h13
Tente entender as pessoas próximas a você, encontre algo que te dê um bom retorno e estudo sobre isso.
anônimo
27/04/2022 00h59
Entra pro mundo do crime. Vai ganhar o dobro desse pessoal que faz 5 anos de faculdade.
27/04/2022 10h54
Não torrar o pouco dinheiro que ganha em besteiras sem retorno. Trabalhem hoje para curtir amanhã, claro, sem precisar se matar ou acabar com a saúde.
A suposta felicidade do momento será sua desgraça do futuro.