ou é mais coincidência mesmo?

eles perguntam
0 1
eles respondem
19/01/2017 00h10
O tique nem sempre é confiável para saber se alguma outra pessoa leu. A pessoa pode ter simplesmente aberto o grupo ou a conversa por acidente e saído logo em seguida, tanto quanto pode ter visto a mensagem e o tique não avisar, pois é possível desabilitar pelo próprio aplicativo a ativação desse tique para as pessoas que leem as suas mensagens.
Se for em um grupo com várias pessoas podem ter passado a sua mensagem direto sem ter parado para lê-la.
Se for com alguma pessoa em que você confie e que normalmente não desabilite a função do tique, e é possível saber disso, pois o tique em geral irá aparecer se ela não desabilitar essa função, e se você tiver cumplicidade com a pessoa a ponto de saber que ela provavelmente lê as mensagens, então existe uma confiabilidade nesse recurso, apesar de não ser totalmente garantido.
Sobre tiques. o primeiro deles ocorre quando o servidor recebeu sua mensagem, o segundo ocorre quando a mensagem chega ao destinatário e os dois ficam azuis se o destinatário acessou a conversa que você realizou com ele.