Governos não tem dinheiro, ele não gera riqueza, quem gera é a população, é a cooperação entre os indivíduos que formam uma sociedade.
Tudo o que o governo faz (e muito mal por sinal) é tirar dinheiro com uma mão e "devolver" (pela metade) em obras públicas e programas sociais.
NADA que o estado FAZ é de GRAÇA, tudo tem um preço. Aliás, nada nesta terra vem de graça, tudo tem um preço.
Se você quer comer laranja, ela não vai cair na sua mão de bobeira, você precisa plantar, cuidar dela, até que ela brote e comece a dar frutos. Ou então, trabalhar, ganhar dinheiro e pagar para pessoas que querem fazer esse processo. É assim que uma sociedade funciona.
Quando o governo se mete nessa transação, o que ele faz basicamente é tirar dinheiro de você (via tributação), direta ou indireta (imposto de renda ou embutido no que você consome) e depois de descontado bilhões com folha de pagamento deles próprios, te devolve parte desse dinheiro arrecadado.
Um estado é basicamente isso. Quem confia em estado grande e que se intromete demasiadamente na sociedade, merece as mazelas que sofre no país, pois está confiando em alguém que, diferente de uma empresa, não tem o mínimo interesse ou incentivo de querer mudar a sua vida.