Sim, é um círculo vicioso.
02/05/2022 08h18
Não necessariamente. Atualmente com as diversas oportunidades que o Estado proporciona muitos conseguem estudar. Conheço vários exemplos de filhos de pessoas pobres que passaram para medicina, direito… Mas sempre é muito mais difícil para eles, se comparado com filhos de ricos.
02/05/2022 19h10
Infelizmente, sim. É o que parece.
03/05/2022 22h24
Sim, há exceções como tudo na vida.

Mas a maioria vai para esse caminho. Não só em questão de oportunidades como de apoio familiar, muitos pais enxergam a faculdade como perda de tempo, não apoiam os sonhos dos seus filhos e estudar não é fácil, ainda mais sem apoio familiar.
Não somente na área de estudos como investimentos, enfim.

"Um filho de pais pobres pode mudar de vida ? " Sim. Mas ele vai ralar o triplo e até mais comparado a um flho de pais com condições melhores.
eles respondem
02/05/2022 06h50
Sim e o caminho pra acabar com esse tipo de cena certamente não é a direita.
02/05/2022 08h23
Sim isso é verdade, eu iria mais além, eles são os escravizados do futuro.

E a pessoa que votar em Bolsonaro vai está contribuindo para que isso permaneça assim.
anônimo
02/05/2022 19h36
Sim,é um ciclo vicioso.
Pior que os caras se esforçam pra fazer filhos,pra que ter 4 filhos???

Investir mais na educação base,e menos na superior,pode ajudar.
anônimo
02/05/2022 06h53
Sim, os pobres têm filhos apenas para fazê-los continuar a própria desgraça dos pais, pois os pais têm uma grande culpa tb.
anônimo
02/05/2022 08h11
Depende, alguns conseguem vencer na vida.
02/05/2022 19h42
Cara o ciclo sim é vicioso. As políticas de inclusão social devem ser firmemente atuantes, mas infelizmente deixam muito a desejar.
Mas uma coisa que percebi nesses últimos tempos é que algumas profissões está cada vez mais difícil achar pessoal qualificado. Pedreiros por exemplo sumiu do mercado
02/05/2022 03h42
Cada um oferece aquilo tem.

Se a pessoa não estudar, não se preparar, não parar de fazer filho, com certeza não terá muita coisa a oferecer e vai trabalhar muito por um salário mínimo. Hoje em dia, com essa crise mundial, e com a economia brasileira no buraco (Como de praxe), só pobre burro faz filho, é arruinar a própria vida e a do filho.

O mercado de trabalho é como a venda de produtos, aquele que tem mais dinheiro, leva o melhor produto, aquele que tem menos dinheiro, leva o pior produto.

Imagine um mundo onde todos pudessem ter os mesmos produtos, independente do esforço para merecer? O mundo não evoluiria, porque não haveria incentivos para melhorar. Que sentido faria estudar, se esforçar e batalhar se eu posso ter de graça ou de modo facilitado?

Culpe o estado que te força a aceitar uma moeda toda ferrada e desvalorizada que não compra nada, e te rouba todos os dias sem te dar nada em troca.

O problema não é o quanto você ganha em termos de quantidade, mas sim o que você consegue comprar com o que ganha. A gente poderia ganhar 100 reais por mês, desde que estes 100 dessem conta de levar uma vida normal.

É muito fácil culpar os ricos por ter se esforçado, poupado (investimento em vez de fazer filhos), empreendido, e juntado dinheiro. Mas os verdadeiros culpados estão lá, de terno e gravata em Brasília fingindo que faz algo pelo povo enquanto o rouba.
02/05/2022 19h09
Talvez não, existe uma relação direta entre dificuldade e esforço, infelizmente as redes sociais estão conseguindo deixar até o pobre em completa alienação, então talvez isso de fato ocorra de maneira sistêmica
anônimo
02/05/2022 22h27
Principalmente no capitalismo.
anônimo
03/05/2022 22h26
em todo país do mundo é assim.
03/05/2022 22h37
Tem muitas historias de superação,que o cara ergueu um imperio da fortuna vindo da miseria total.