Se sim pq? Acha que um regime desse tipo daria certo no Brasil? Ou é loucura?

Eu acho que a sociedade brasileira ainda não está preparada para um regime desse tipo, aliás a América Latina inteira não está preparada. Culturalmente os latinos são povos muito egoístas e não tem senso de cidadania como os russos, os eslavos e os chineses. Então o comunismo na América Latina apenas transferiria o poder dos burgueses para o estado, que provavelmente tentaria arranjar um jeito de se beneficiar as custas do trabalho do povo.

Não sou de direita neoliberal, sou de esquerda. Mas acho que o socialismo no Brasil não daria muito certo. Prefiro uma social-democracia aos moldes do que Ciro Gomes e Lula defende

eles perguntam
6 16
elas respondem
anônima
28/09/2022 22h31
Não acredito pois não vejo me esforçando para dividir meu lucro com outras pessoas, pelo contrario, eu mesmo iria querer encostar em quem produz... trabalhar só se fosse por diversão.
anônima
10/05/2022 21h42
Pesquisa sobre o mutualismo, tem essa possibilidade também, não é só comunismo vs capitalismo.

Inclusive notei que muita gente confunde ambos, pra mim se a gente tivesse uma sociedade pelo menos mutualista (e acredito que a maioria iria apoiar se soubesse o que é de fato capitalismo e percebesse as diferenciações) já seria bem melhor do que o sistema atual pelo menos.

Edit. Ah! Eu sou socialista, mas não marxista. Como já disseram, não é só a teoria do Marx que é socialista.
anônima
10/05/2022 21h26
Vou concordar contigo só porque eu estou com preguiça de argumentar.
anônima
10/05/2022 22h47
Acho que seria bacana um misto entre socialismo e capitalismo...meio termo!
anônima
10/05/2022 21h51
Não.
anônima
10/05/2022 21h34
Com certeza não.
eles respondem
anônimo
10/05/2022 22h35
Não, socialismo no Brasil seria distribuí a miséria.
10/05/2022 21h32
Prefiro capitalismo.
10/05/2022 21h50
O problema eh definir o socialismo. Existe várias vertentes de socialismo. O PT, por exemplo, sua ideologia eh o socialismo democrático.

Para Karl Max socialismo era apenas uma fase intermediária para alcançar o Comunismo. No socialismo científico de Max, haveria uma ditadura do protelariado que destruirá a propriedade privada.

Mas o socialismo utopico defendido por Saint-Simon, o socialismo não acabava com a propriedade privada, mas sim o fim da desigualdade entre as classes.

Há também o socialismo real que foi implantando na Rússia que deu origem a URSS. Tbm ocorreu socialismo real em Cuba e China. Mas esse socialismo real eh muito diferente do socialismo ideal (socialismo científico) defendido por Karl Max. O Comunismo nunca foi implantado nesses países e nunca existiu.

Mas respondendo sua pergunta, eu defendo o socialismo democrático, mas não o marxismo (socialismo científico). O socialismo democrático já eh uma realidade e tá ganhando forças inclusive no EUA com Alexandria Ocasio-Cortez e Bernie Sanders. Aqui o link da BBC sobre o tema:
https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/internacional-46083388.amp

Resumindo: sou a favor do socialismo democrático (não confudir com marxismo), acho que podemos implementar essa corrente do socialismo no Brasil.

Outra coisa, Comunismo e Socialismo são coisas diferentes e não deve ser usado como sinônimos. No socialismo existe estado e para Max eh uma etapa ou fase intermediária. Enquanto que no Comunismo não existe Estado e nem ditadura.
anônimo
10/05/2022 21h31
Sou simpatizante do separatismo.
28/09/2022 22h29
Eu sou mais um Nacional Socialista
10/05/2022 21h38
Não muito, a China é desenvolvimentista é um bom sistema. Social democracia é lixo. Lula é liberal tbm, não é muito diferente do Bolsonaro.
anônimo
10/05/2022 21h51
Eu não simpatizo com a sua cara.
28/09/2022 21h55
Todo mundo aqui é.
28/09/2022 13h44
Como assim não estamos preparados?
Em nenhum lugar do mundo essa merda funcionou cara.
Nem no oriente, nem no ocidente.
anônimo
28/09/2022 13h41
Obs
anônimo
10/05/2022 21h29
Não
10/05/2022 22h33
Não simpatizo com nada.
anônimo
10/05/2022 21h34
Na verdade eu quero que o estado e qualquer linha de pensamento que envolve estado se fodam.
anônimo
10/05/2022 21h41
Não sou simpatizante, entretanto, não vejo problemas caso existisse uma sociedade socialista onde todos os seus habitantes concordassem com tal modelo econômico (sem imposição da força)