Não. Cada um lida com o sofrimento da forma que melhor convir, e cada um conhece seus limites.
12/05/2022 12h27
Não diria desumano, apenas falta de consideração pelo resto da família, presença já é apoio. Mas tente entender ele também, algumas pessoas não conseguem lidar com a situação e acabam não conseguindo ir mesmo.
12/05/2022 12h32
Não sei como eram o relacionamento deles.... então não vou julgar.
12/05/2022 13h01
Vc foi e é isso que importa. Cada um com sua consciência.
anônima
12/05/2022 12h28
Depende né

Num geral acho desumano
12/05/2022 12h28
Por qual motivo ele não foi ?só tem justificativa se ele tiver doente
anônima
12/05/2022 12h25
Sim
anônima
12/05/2022 12h26
Muito
12/05/2022 15h34
Acho meio desrespeitoso. Qual foi a alegação dele?
anônima
12/05/2022 14h09
Sinceramente, eu não sei se conseguiria ir no velório de um ente muito querido.Não ia querer ter a última lembrança da pessoa no caixão.
anônima
12/05/2022 16h57
Olha, talvez o seu irmão não queria ter como a última lembrança dele ela em um caixão sem vida,e cor...
Aliás eu sei que para muitas pessoas o filho, marido, e etc não ir a um velório é algo realmente estranho e como vc mesmo citou "desumano" eu mesma já falei para minha mãe que não vou em seu velório, muito menos ao enterro quero apenas boas lembranças dela viva em minha mente.
Fui ao enterro de uma prima muito querida há 10 anos atrás e aquela imagem dela no caixão e sendo enterrada nunca foi esquecida, e é como se todas as coisas boas que eu vivi com ela se tornassem tristes apenas com a lembrança inesquecível dela naquele caixão... Então imagine só se dá minha prima foi difícil imagine da minha própria mãe?
anônima
12/05/2022 14h04
Não, acho que cada um lida com o luto de uma forma diferente. Quando minha mãe morreu, fiz questão de ir ao velório dela, precisava ver para aceitar o que tinha acontecido. Já a minha irmã não queria ir, ela não queria ter a lembrança dela em um caixão, mas meus parentes a obrigatam a ir. Não julgue o seu irmão, não podemos julgar a dor de ninguém.
anônima
12/05/2022 14h01
Não
12/05/2022 13h24
Eu sei que o velório é o último momento que temos p ver a pessoa antes se ser enterrada/cremada, mas conheço pessoas q tbm não foram nos velórios de seus familiares por não querer ver a pessoa morta, mas sim viva.
12/05/2022 13h15
Não. O luto é pessoal, cada um lida da maneira que consegue e isso é normal.
Velório é algo muito triste, dependendo do emocional é melhor nem ir mesmo.
12/05/2022 13h13
Não, tem gnt que não gosta de velórios.
anônima
12/05/2022 12h56
Não da para julgar, tem gente que não consegue ir
anônima
12/05/2022 12h35
Meus pêsames moço
anônima
12/05/2022 12h34
Depende... Cada pessoa lida com a dor de uma forma diferente. Quando o pai do meu primo morreu, ele não queria nem olhar o caixão porque não aguentava.
anônima
12/05/2022 12h29
Não acho, algumas pessoas não conseguem lidar com essa situação
12/05/2022 12h27
Acho bem estranho, tem algum motivo pra isso?
anônima
12/05/2022 12h27
N. Tem gente q n gosta ou n se sente bem, isso é normal
eles respondem
anônimo
12/05/2022 12h35
Meus sentimentos, sei do que está passando brother. Força ai. A morte e uma coisa bem chata. Parece que todos nos somos bem fortes, até alguém partir. Mas tem que saber lidar com isso. Enfim. Qlq coisa, precisar conversar, estarei aqui.
anônimo
12/05/2022 12h29
Preciso saber a justificativa dele. Minha vó morreu e meu tio não pode ficar para o enterro pois ele era Policial Militar em outro estado, se ele não voltasse para o trabalho dele corria o risco de ser preso. Por isso eu entendi a justificativa dele. Mas ele visitou a mãe dele, minha vó, no hospital e ficou 3 dias com ela, apenas não ficou para o enterro.
12/05/2022 13h22
Eu não fui no do meu avô. Não queria que a última lembrança dele fosse no caixão todo enfeitado com aquela maquiagem estranha.
anônimo
12/05/2022 13h18
Eu não gosto de velório, só fui no da minha vó e fiquei me sentindo mal o tempo todo, dps disso nunca mais fui em velório.

Desumano é meu pau !.

Se eu for para o méxico e não comemorar o dia da morte com os mexicanos eu serei desumano? pq eu vou estar triste e eles felizes, vcs tem que entender que cada pessoa e cada lugar tem um jeito de lidar com morte.
anônimo
12/05/2022 13h17
Não, as vezes as pessoas não sabe como lhe dar nesta situação, conheço casos assim e a pessoa não deixou de estar de luto mas não quis encarar a mãe em um caixão.
12/05/2022 12h57
Depende... Como era sua mãe?

Eu tive um amigo que foi expulso de casa pela mãe e ela fez isso por causa de macho
12/05/2022 12h50
Talvez. Meus pêsames, jovem.
12/05/2022 12h45
Eu não iria no velório de mim mãe é o meu pai,eu quero lembrar deles quando estavam vivos é não mortos.
anônimo
12/05/2022 12h36
Não, ninguém é obrigado a nada.
12/05/2022 12h29
Eu também não fui ao velório da minha mãe, pois ela morreu na Argentina e não cheguei a tempo. Dos 4 filhos, só 2 conseguiram chegar (minha irmã já estava lá com ela). Fiquei muito mal por não ter conseguido me despedir.