Tudo pode ser privatizado, mas, para empresários brasileiros e, em favor do nosso povo!
Um país independente tem que ser dono das suas próprias riquezas!
12/05/2022 17h31
Vamos aos fatos jovens, vc nunca leu um livro de economia não sabe o que é golpe nem privatização então não importa
anônima
12/05/2022 17h32
Que horror!
eles respondem
12/05/2022 13h28
A questão da privatização é irrelevante, oq é importante é quem pode explorar os campos de petroleo.
Quando o Vargas nacionalizou a exploração com apenas a petrobrás, ele ferrou com toda a industria do país. Se vc pesquisar, vai saber que o Monteiro Lobato tinha uma empresa de exploração que foi fechada por causa do Vargas e petrobras.
12/05/2022 13h35
Já passou da hora de se livrar desse balcão de negociatas políticas que monopoliza o mercado. Por mim, poderiam doar essa porcaria mastodôntica que ainda sairia no lucro mas o melhor seria dividir a Petrobras em várias cotas e vender para grupos diferentes, para evitar oligopólios. Quem levar uma cota, não pode levar outra e assim por diante.
Que venham vários concorrentes tanto na exploração quanto no comércio.

A não ser que você ache bom pagar 10,00 reais o litro da gasolina batizada com álcool que o governo comercializa.

Tem petróleo na Amazônia também, próximo da Venezuela (outro motivo para esses imundos do Greenpeace e governos europeus encherem o saco), seria lindo ver os índios podendo explorar comercialmente a região de suas próprias terras e lucrando muito com isso, como várias tribos nos EUA fazem. Mas adivinha quem é contra isso... claro, os mesmos parasitas de sempre, puxa-sacos do Nove Dedos.

Mas é claro que os vermes do Congresso não vão matar a galinha dos ovos de ouro deles. São corruptos, imundos e bandidos mas não são burros. Dificilmente sai essa privatização, ou se sair, vai ser bem "jabuticaba", mesmo, como as telecoms e bancos. Só existe no Brasil.
anônimo
12/05/2022 13h46
Não vai conseguir, pode até tentar, mas não tem condições para isso. Um exemplo eh a eletrobras que eles estão tentando vender, mas até agora não conseguiram e o processo tá parado no TCU. Sem falar que estamos em ano eleitoral.
anônimo
12/05/2022 13h44
E que diferença faz?O petróleo é nosso,mas temos que pagar por ele?

Com a privatização,teriamos varias empresas competindo entre si.Não teriamos o dinheiro dos nossos impostos,pagos para amenizar o prejuízo delas.
Se uma empresa privada dá prejuizo,ela se fode,se uma empresa estatal dá prejuizo,ela nos fode.

Alias,a Petrobras comete varios crimes ambientais,e não é punida,justamente por ser uma estatal.Uma msm empresa privada que cometesse essas merdas,teria prejuízos enormes (Vale,como exemplo).

Não gostou do serviço de uma empresa privada?Mude de empresa.
Não gostou do serviço de uma empresa estatal?
Pau no seu cu
anônimo
12/05/2022 16h55
Não vai. Porque ninguém quer comprar, compram apenas ações que garantem lucro sem ônus, ou sejam, só querem o lucro gerado na bomba do posto de combustível.
Ser dono de tudo, precisa investir e gastar com manutenção.

❤️Nossa Estrela Vai Brilhar!
12/05/2022 17h34
Os preços dos combustíveis subiram com a política de paridade de preço com o mercado internacional.
Se provatizarem de vez aí o preço vai disparar.
Lembrando que pelo estilo de produto combustível é um produto que caracteriza pelo monopólio e os preços são políticos.
As refinarias privatizadas são as questão repassando com o maior preço.
Resumindo vai gerar uma inflação geral nos preços dos produtos, pois os produtos dependem de frete.
12/05/2022 13h48
Nem vou ler esse link mas minha pergunta é a seguinte:
Se privatizar, vai baixar o preço do combustível? Na minha opinião não. Se com o governe sendo um dos sócios da Petrobrás, não consegue baixar o preço, duvido muito que o preço reduza se a Petrobrás se tornar uma empresa totalmente privada. Empresa serve pra gerar lucro e ponto. Quem comprar vai visar apenas o lucro e não vai se importar a mínima com o preço dos combustíveis desde que lucrem cada vez mais.
anônimo
12/05/2022 13h32
Se for privatizar espero que faça do jeito certo e não dê a empresa para gringos, igual fizeram com a vale do rio doce, o Próprio Dr. Enéas denunciou essa privatização no passado e ninguém acreditou.

Lembrando que privatização e estatização não é necessariamente ruim, mas sim o jeito que o Governo faz, infelizmente eu não confio no lula e no bolsonaro quando o assunto é privatização e estatização.
anônimo
12/05/2022 13h32
O Problema não e passar uma empresa para os Gringos, mas sim deixar nas mãos do Estado. Que só fatura sem investir. Ai quebra. Fora que além de desvios de dinheiro, cargos para amigos. Nesse pais o povo fica brigando por políticos. E no final esse pais continua socialista, o povo e o banco de sangue. Sugado por impostos e altos preços. Esse pais vai se tornar um pais velho e socialista.
anônimo
12/05/2022 13h28
Esse presidente precisa ser impeachmado já

Não é pq tá perto de ele sair que ele vai deixar de ter a capacidade de fazer uma bosta federal antes.

Se ele vender eu vou juntar um dinheirinho pra vazar de vez do país, já que seria um caminho sem volta para a ruína do Brasil
anônimo
12/05/2022 13h29
Petrobras privatizada? Espero que não… se conseguirem isso aí vou ter que fazer churrasco e soltar fogos por no mínimo um mês inteiro, e também tem a maldita ECT que torço pra que rode na mão da iniciativa privada.
anônimo
12/05/2022 13h43
Fica tranquilo porque o mito sabe oque faz.
12/05/2022 14h08
Deixa o homem trabalhar.
12/05/2022 17h29
O ideal mesmo seria que a empresa fosse desmembrada em 2 ou 3 e vendida somente para brasileiros, para que houvesse algum nível de concorrência. Qualquer monopolização, seja ela pública ou privada é prejudicial para a economia, pois concentra muito poder na mão de apenas um grupo empresarial ou do estado. Estas empresas monopolistas não tem o menor interesse em oferecer um preço menor, investir em refino, ou melhorar a qualidade do serviço prestado.

Outro item que seria interessante, seria uma desburocratização do setor, para que as empresas (públicas/privadas) tivessem mais liberdade e menores custos para a exploração de petróleo no país.

A carga tributaria sobre os combustíveis também deveria ser reduzida, pois atualmente ela é altíssima, em alguns estados o peso da tributação sobre os combustíveis gira em torno 40%, ou seja, a cada 100 reais de gasolina que você coloca no seu veículo, 40 reais vai para o colo do estado.

Acabar com os gargalos logísticos também seria um grande desafio para o Brasil que DESTRUIU suas ferrovias e somos muito dependentes do modal rodoviário, para agravar, nossas estradas são péssimas, o preço dos combustíveis é caro, e pagamos um absurdo nos pedágios, mesmo pagando um IPVA ridículo e fora da realidade para um país subdesenvolvido.

Mesmo a culpa da alta dos combustíveis ser da fragilidade da nossa moeda, falta de investimento em refino, alta do petróleo no mercado internacional, altos impostos e gargalos logísticos. Sem concorrência, não há motivação para investimentos mais a longo prazo. Tanto os governos anteriores quanto o atual apenas tentaram segurar os preços, mas nunca fizeram mudanças estruturantes reais e de longo prazo.

Esse tipo de discussão é muito burro porque não importa se estará na mão do setor público ou privado, mas se será eficiente, se terá concorrência, se prestará um serviço de qualidade e terá sustentabilidade a longo prazo. E em relação aos preços praticados, tudo isso depende da economia como um todo