Sabe me dizer o porquê de os povos europeus (causasianos) se deram tão bem e se desenvolveram rápido, e os povos indígenas e da África Subsaariana não tiveram a mesma sorte? Será que foi alguma intervenção divina como alguns falam?

Antes de falarem que foi o frio. Os indígenas norte-americanos viviam em uma região com clima e vegetação incrivelmente parecidas com a da Europa, e mesmo assim não se desenvolveram tanto quanto os europeus

eles perguntam
2 4
elas respondem
12/05/2022 17h48
"Se dar bem" é algo muito subjetivo. Se você considera bem viver em vielas onde as pessoas jogavam a bosta e o mijo pela janela, tomavam banho pouquíssimas vezes por ano e tinham um sistema de vassalagem pouco justo, é com você..
12/05/2022 17h44
Brainly serve para isso amigo
eles respondem
anônimo
12/05/2022 17h48
Depende do ponto de vista. Exemplo: Nos tempos antigos, Egito, Mesopotâmia e Vale do Indo (no atual Paquistão/Índia) eram as três principais mais avançadas civilizações, nenhuma das quais branca ou européia.

Mesmo quando a Europa teve sua primeira grande civilização desenvolvida, a Grécia Antiga, outras partes da Europa nem de longe foram tão desenvolvidas. Além disso, os próprios gregos nem eram considerados “brancos” pelos europeus ocidentais até relativamente bem recentemente. (século 20)

Só porque a Europa Ocidental está no topo hoje nao significa que sempre esteve e não significa que sempre estará. Vale também dizer que a Europa passou por uma idade das trevas por quase 1000 anos durante a Idade Média. Em uma época em que muitas outras civilizações estavam prosperando.

Depende de qual grupo de pessoas “brancas” você está se referindo e em que momento. Alguns brancos progrediram rapidamente, outros não… Alguns tinham “civilização” outros não….
anônimo
12/05/2022 17h58
Isso é o tipo de coisa que se pesquisa no google ou youtube,ou lendo um livro sobre.

Vamos la,temos 3 opções:
1 Sorte
2 Vantagem geográfica
3 Eles são superiores
4 Eles conseguiram conquistar algo importante,que lhes deu vantagem

Das 3,a segunda e quarta parecem mais plausível.

O principal fator,foi a primeira revolução industrial.E a Europa deve ter certas vantagens geográficas.
12/05/2022 17h43
Essa sua visão tá embutida alguns pré conceitos sobre essas sociedades, né. O conceito de evolução é muito vago, você considera a Europa evoluída em alguns sentidos mas acaba ignorando outros. Eu diria que se não houvesse uma colonização violenta e sanguinária com os povos latinos e africanos, as coisas estariam bem diferentes. E além do mais, a própria evolução da Europa foi feita às custas de outros povos.
anônimo
12/05/2022 17h50
Formato horizontal do continente (que permite uma criação maior de animais e plantações maiores, ao contrário de continentes mais "verticais"), conexão com outras civilizações e, o mais importante na minha opinião, o colonialismo