Eu iria viver dos dividendos, obviamente.
Qual a necessidade de imobilizar meus ativos em uma casa que só vai gerar muita despesa?
Com os dividendos alugaria um lugar bacana e provavelmente ainda sobraria dinheiro.
Por exemplo: em um cenário que ganhei na loteria e possuo 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) jogado na poupança que rende 0,5% com liquidez baixa, porém imediata, meu dinheiro rende dividendos de 7.500,00 reais mensais, só de estar parado na poupança.
Com 7.500,00 alugo um ótimo apartamento e ainda pago condomínio, água e energia onde moro.
E ainda possuo um milhão e meio guardado.
Agora se eu compro uma mansão de um milhão e meio, eu imobilizo meu capital e ainda tenho um monte de despesas de manutenção que vão comer minha renda.
Se eu ganhasse na loteria, compraria uma casa, mas se vou bancar com meu $$ prefiro pagar aluguel. Hoje em dia vizinhança é uma coisa difícil de ser boa, melhor ter a opção de sair sem tanta dificuldade e sem deixar nada pra trás, por isso vou de aluguel
Depende muito. Em uma situação urgente e para ter sua liberdade fora das casas do país e problemas familiares um aluguel salva. E as vezes você morar em um pequeno lugar e fazer um pé de meia consegue juntar uma boa entrada. Já comprar a casa hoje no mínimo é bom ter uma entrada de 15k pra cima para achar um bom lugar e tamanho. Mas aluguel hoje com a inflação atual só compensa se for dividido. E casa precisa ter uma boa entrada.
Comprar uma casa ao longo a prazo sai mais barato. Aluguel tá caro, ao invés de pagar R$ 2.000 de aluguel todo mês, seria melhor pegar esse valor e pagar as parcelas da compra da casa própria. Além disso comprar casa eh um investimento que nunca se desvaloriza.