anônimo
364
21/05/2022 01h48
O patriarcado só se diluiu em teoria, na grande maioria dos casos. Para o homem sobra as obrigações de ser bem-sucedido, provedor, melhor que o pai, irmão, vizinho, amigo, ser forte, não chorar, ser hétero, ser firme… A cobrança da família e da sociedade é impiedosa! Os padrões de perfeição são duros, a autocobrança é formada desde a infância com frases do tipo “você tem que ser homem”, “você não pode brincar disso”, “menino não faz isso”, “menino não chora”. Tudo isso e mais um pouco torna o caminho dolorido e muitas vezes extremamente sacrificado.
Na área dos relacionamentos se espera muito do homem, principalmente nos dias de hoje, já que a mulher se descobriu e começou a exigir o que não teve por tanto tempo. O homem “tem que ter e ser muitas coisas”, pegador, macho, forte, trabalhador, não ciumento, moderno, divertido, etc.
Nós se não temos nada a oferecer ficamos sozinhos, diferente da mulher. Nós homens somos a maioria da porcentagem de moradores de rua, de portadores de esquizofrenia, entre outras coisas...