Pô, essa pergunta é mais velha do que andar pra frente.
A partir do momento em que o homem decidiu se afastar de Deus, tudo acontece por culpa do homem. A raça humana fez uma escolha de se afastar, e agora, cabe a cada um, se quiser e acreditar, trilhar seu caminho em busca de Deus.
A princípio, os planos de Deus eram outros para toda a humanidade, o homem não teria dor, nem sofrimento, nem mesmo precisaria vestir roupas.
Mas por vontade da própria humanidade, se afastou do criador, resultando nas coisas que a gente vê hoje.
Além disso, a morte para o homem pode ser assustadora, mas para Deus é apenas uma breve transição. Para Deus, a vida e a morte não é nada, porque para ele não existe morte, já que ele é o dono da vida.
A partir do momento em que a humanidade se afastou do criador, a injustiça impera, portanto se isso tudo acontece hoje, não foi por culpa de Deus, e sim da humanidade que quis isso.
Mas quando chegar o grande julgamento, cada um receberá aquilo que merece, e um sofrimento de alguns anos na terra, não se equipara ao sofrimento ETERNO que alguns terão de encarar. Muitos que sofrem, injustamente na terra, terão a vida eterna, sem dor, sem sofrimento, sem fome, todas as necessidades serão supridas totalmente e o que passou nunca mais voltará, essa é a promessa de Deus para aqueles que vencerem as tentações do mundo.