São ricos, tem condições de pagar então pq não?
anônima
24/05/2022 18h10
"O texto, relatado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União), inclui o seguinte parágrafo no artigo 207 da Constituição:
“§ 3º As instituições públicas de ensino superior devem cobrar mensalidades, cujos recursos devem ser geridos para o próprio custeio, garantindo-se a gratuidade àqueles que não tiverem recursos suficientes, mediante comissão de avaliação da própria instituição e respeitados os valores mínimo e máximo definidos pelo órgão ministerial do Poder Executivo.”"

Uma previsão extremamente aberta. A gratuidade vai ser àqueles que não tiverem "recursos suficientes", mediante comissão de avaliação da própria instituição. Além disso, que valor vai ser esse?
Para você ter noção, no âmbito da Justiça do meu Estado, cinco salários mínimos é o teto para concessão da gratuidade. Parece muito quando o cara é sozinho, né? Agora imagina uma família com 4, 5, 6 pessoas sustentadas pela renda de cinco salários.
É claramente uma medida que vai afetar a classe média, especialmente a mais baixa, que está cheia de empréstimos e amargando sucessivos aumentos de preço de bens básicos de consumo.
Existem também parâmetros de concessão que vinculam a renda de todo o núcleo familiar. Imagina que uma pessoa trabalhe e more com os pais. Cada um recebe um salário mínimo, perfazendo três salários por núcleo familiar. Essa pessoa não está na linha de pobreza. É justo pagar a Universidade Pública?

Eu sou cria de Universidade Pública e somente em poucos cursos a maioria é de classe média alta. Cursos concorridos, como Direito, Medicina e Odontologia. Em outros cursos, a realidade é completamente diferente. Eu tenho amigos que passaram para Medicina na Pública e a falta de recursos do campus, seriedade dos professores e etc fizeram eles mudaram para a Privada. Porque eles podiam pagar uma mensalidade de mais de 9 mil reais.
anônima
24/05/2022 17h35
não
24/05/2022 17h39
Não, pois estes são pagadores de imposto também.
anônima
24/05/2022 20h21
Sim
anônima
24/05/2022 17h55
Só votar no Lula.
anônima
24/05/2022 20h08
Não sou a favor e nem sou contra..
Sem tem uma coisa que acredito é a universidade pública no Brasil só é de qualidade porque os ricos e estudam lá e ocupam a maior parte das vagas ..se fosse destinado só a pessoas pobres seria apenas uma escola de ensino superior xula ,possivelmente seria pior que faculdade EAD .
Seria tão esquecida pelo governo quanto as escolas de nível fundamental e médio ..
Basicamente seria como as universidades públicas nós Estados Unidos que poucos querem estudar lá ...
anônima
24/05/2022 20h02
No capitalismo funcionaria assim, o governo só ajudaria quem não tem condição.
anônima
24/05/2022 20h01
Sim
anônima
24/05/2022 17h38
Não
anônima
24/05/2022 17h36
Não
eles respondem
anônimo
24/05/2022 17h38
Eu acho que os pais de alguém tem condições de pagar toda uma vida infanto-juvenil de uma criança num dos melhores colégios do Estado em que convive, tem sim condições de pagar uma universidade. Simples assim. :)
anônimo
24/05/2022 17h53
Sim, e com o dinheiro usem pra pagar universidades pagas para os pobres.
24/05/2022 17h36
Não. Universidade pública é direito universal
24/05/2022 17h36
Não, acho que uma distribuição melhor de imposto sobre a renda já serve.
24/05/2022 20h38
Não, o governo já extorque bastante a gente, ricos pagam 27,5% de IR todo ano, além de todos os outros impostos sobre o consumo

O brasileiro já paga muito, não vem dar ideia
anônimo
24/05/2022 20h17
Não.
anônimo
24/05/2022 20h41
Sou sim.

Equidade sempre
anônimo
24/05/2022 20h13
Não, rico também paga imposto.
O que tem que fazer e ter uma boa educação de base para classe mais pobre, para que assim consiga entra na faculdade pública.
24/05/2022 20h03
Do jeito que estava genérico o projeto, não.
A classe média ia se ferrar e ter que migrar em massa para Universidade Privada. O pobre ia continuar sofrendo para passar np vestibular e pro rico não ia mudar quase nada.
anônimo
24/05/2022 20h00
Sim.
24/05/2022 18h13
Não, os pobres que deveriam pagar.

Pule para os 00:27.
anônimo
24/05/2022 17h55
Nao faz sentido, ricos tambem pagam impostos que nem os pobres, porque deveriam pagar duas vezes pela mesma coisa?
rns
24/05/2022 17h37
Rico mesmo nem no Brasil estuda em geral