Era muito diferente.
Hoje a exposição pessoal é maior. Todo mundo tem inúmeras fotos compartilhadas, resolução perfeita.
No início, eu lembro que ia para festa tirar foto, para ter uma lembrança com as amigas, meu celular tirava foto em 5 mega, que era basicamente um vulto e a gente adorava.
Os influencers mudaram o jogo, a forma de mídia, a publicidade, o entretenimento. É só observar o fenômeno da queda das televisões abertas e aumento dos serviços de streaming.
O contato é infinitamente maior também porque hoje todo mundo tem smartphone.
Há 11 anos eu comprei meu primeiro iPhone e lembro que tava migrando do Facebook para o Insta. Inclusive, o Facebook era bem mais comum na minha roda de amigos, hoje, quase ninguém tem.
Em 2012 lembro de usar bastante o Snapchat… o uso do Twitter aumentou mesmo acho que nesse ano ou um ano depois.
Nem preciso falar do WhatsApp né? Uma revolução na comunicação instantânea. Não consigo nem lembrar direito como a gente fazia antes. Lembro de usar bastante e-mail e sms na época da faculdade (formei em 2012).
Sou uma "idosa" na internet perto da galera que usa este site. Entrei na internet pela primeira vez em 2000, quando o povo mais velho (e rico) usava ICQ. O que era popular nessa época era o bate-papo do UOL. Tinha a AOL também, que tinha salas de chat, em, geral, menos cheias do que o UOL.
Depois disso, lá pra 2003, o que começou a popularizar foi o MSN. Aí, era uma "balada nerd" no sábado à noite. Faziam uns grupos, em que todo mundo adicionava todo mundo à conversa. No meio otaku, criavam-se "famílias". Conheci uma amiga desse jeito, e somos amigas até hoje.
Em 2004, o Orkut chegou, quando precisava de convite pra entrar, e só tinha comunidade em inglês. Nesse mesmo ano, eu participava já do Orkut. Nessa época, o lance eram os scraps (recados) e os testimonials (depoimentos), porque só podia colocar 9 ou 12 fotos, não lembro, e ninguém tinha câmera. Eu mesma usava um fake de anime. Depois, as comunidades começaram a se popularizar por lá (muitas amizades eram feitas dessa maneira, pelos gostos em comum), o povo começou a futricar na vida dos outros pela internet. Então, começaram os joguinhos. O povo se adicionava tudo só pra dar adubo para a fazendinha. kkkkkkk
O Orkut e o MSN continuaram populares até lá pra 2012, quando o pessoal começou a ter smartphone. Então, o Facebook começou a se popularizar, e o pessoal ficava postando nele como se fosse o Twitter ("o que você está pensando?"), mas menos politizado (aí que começaram as "opiniões" do povo) e divertido, com menos famosos e empresas, e mais cheio de foto, principalmente de viagens etc., porque era a parentaiada, os amigos e tudo. Também tinha bastante meme (até 2016, pelo menos). Os ciclos começaram a se fechar mais, porque as pessoas pararam de adicionar todo mundo, como era no Orkut e MSN.
O avanço massivo e constante da {bummer} , responsável por fazer você imitar coisas estúpidas mesmo sabendo que são estúpidas pois a bummer te expõe você a conteúdos que você normalmente não consome e compara a tua reação com a de outras pessoas, expostas ao mesmo conteúdo. A diferença é a idiotização das massas pra vender mais e mais. Google e Facebook são campeãs nisso.
Leia Jaron Lanier.