estou me referindo a questão de socialização da galera!!

eles perguntam
9 9
elas respondem
anônima
24/05/2022 22h07
Era muito diferente.
Hoje a exposição pessoal é maior. Todo mundo tem inúmeras fotos compartilhadas, resolução perfeita.
No início, eu lembro que ia para festa tirar foto, para ter uma lembrança com as amigas, meu celular tirava foto em 5 mega, que era basicamente um vulto e a gente adorava.
Os influencers mudaram o jogo, a forma de mídia, a publicidade, o entretenimento. É só observar o fenômeno da queda das televisões abertas e aumento dos serviços de streaming.
O contato é infinitamente maior também porque hoje todo mundo tem smartphone.
Há 11 anos eu comprei meu primeiro iPhone e lembro que tava migrando do Facebook para o Insta. Inclusive, o Facebook era bem mais comum na minha roda de amigos, hoje, quase ninguém tem.
Em 2012 lembro de usar bastante o Snapchat… o uso do Twitter aumentou mesmo acho que nesse ano ou um ano depois.
Nem preciso falar do WhatsApp né? Uma revolução na comunicação instantânea. Não consigo nem lembrar direito como a gente fazia antes. Lembro de usar bastante e-mail e sms na época da faculdade (formei em 2012).
anônima
24/05/2022 22h17
Sou uma "idosa" na internet perto da galera que usa este site. Entrei na internet pela primeira vez em 2000, quando o povo mais velho (e rico) usava ICQ. O que era popular nessa época era o bate-papo do UOL. Tinha a AOL também, que tinha salas de chat, em, geral, menos cheias do que o UOL.

Depois disso, lá pra 2003, o que começou a popularizar foi o MSN. Aí, era uma "balada nerd" no sábado à noite. Faziam uns grupos, em que todo mundo adicionava todo mundo à conversa. No meio otaku, criavam-se "famílias". Conheci uma amiga desse jeito, e somos amigas até hoje.

Em 2004, o Orkut chegou, quando precisava de convite pra entrar, e só tinha comunidade em inglês. Nesse mesmo ano, eu participava já do Orkut. Nessa época, o lance eram os scraps (recados) e os testimonials (depoimentos), porque só podia colocar 9 ou 12 fotos, não lembro, e ninguém tinha câmera. Eu mesma usava um fake de anime. Depois, as comunidades começaram a se popularizar por lá (muitas amizades eram feitas dessa maneira, pelos gostos em comum), o povo começou a futricar na vida dos outros pela internet. Então, começaram os joguinhos. O povo se adicionava tudo só pra dar adubo para a fazendinha. kkkkkkk

O Orkut e o MSN continuaram populares até lá pra 2012, quando o pessoal começou a ter smartphone. Então, o Facebook começou a se popularizar, e o pessoal ficava postando nele como se fosse o Twitter ("o que você está pensando?"), mas menos politizado (aí que começaram as "opiniões" do povo) e divertido, com menos famosos e empresas, e mais cheio de foto, principalmente de viagens etc., porque era a parentaiada, os amigos e tudo. Também tinha bastante meme (até 2016, pelo menos). Os ciclos começaram a se fechar mais, porque as pessoas pararam de adicionar todo mundo, como era no Orkut e MSN.
anônima
24/05/2022 19h12
Nessa época eu era criança
24/05/2022 22h00
10 anos o pessoal falava mais do facebook
24/05/2022 22h25
O avanço massivo e constante da {bummer} , responsável por fazer você imitar coisas estúpidas mesmo sabendo que são estúpidas pois a bummer te expõe você a conteúdos que você normalmente não consome e compara a tua reação com a de outras pessoas, expostas ao mesmo conteúdo. A diferença é a idiotização das massas pra vender mais e mais. Google e Facebook são campeãs nisso.

Leia Jaron Lanier.
anônima
24/05/2022 21h52
Menos tóxico
anônima
24/05/2022 22h01
era menos enjoado tinha so o facebook so os parentes nao era tao viciante
24/05/2022 22h15
Não era tão interativo e vc tinha uma bolha menor
24/05/2022 22h18
Mudou muito né mudou tudo
eles respondem
24/05/2022 19h10
Na época do Orkut a galera usava para falar com família, amigos e jogar. Hoje em dia é diferente, alguns ganham dinheiro e outros fingem ser famosos.
anônimo
24/05/2022 21h54
A época, antes estávamos em 2012 e agora em 2022.
24/05/2022 19h05
Nem sei, meu primeiro celular era de tecla e tinha o joguinho da cobrinha.
24/05/2022 22h15
10 anos atrás (MSN, Orkut, inicio do Facebook aqui no Brasil):

* Muito menos toxicidade.
* Quase não existia Fake News, cagação de regra, polarização de ideias e textão.
* Pessoal usava mais pra conversar do que pra postar fotos.
* A comunidade era menos superficial, fútil, vazia e falsa. Eram mais verdadeiros.
* Círculo de amizades era mais fechado entre os conhecidos.
* Tinha menos memes.
* Era algo mais pacato, usado mais pra conversar com conhecidos mesmo.
24/05/2022 22h31
Anônima e @lunafairy já deram ótimas descrições. Eu cresci antes delas, na década de 90 e havia uma grande diferença, eu via meus amigos todo santo dia, não existia comunicação via internet como tem hoje, até mesmo telefone fixo era muito caro, poucos tinham. Marcávamos de nos encontrar tal hora em tal lugar e lá estavam todos no horário combinado, acho que essa interação 100% presencial e com bastante frequência era a maior diferença na minha época.
24/05/2022 19h20
Nessa época era Orkut.
A principal diferença que era mais acessado pelo desktop é notebooks.
24/05/2022 22h23
Tirando o Orkut, as pessoas se comunicavam muito por forums antigamente. Me lembro do gamevício, gaia e valinor. Geralmente o povo se dispunha a escrever parágrafos ao invés de contar caracteres nos dedos.
24/05/2022 21h53
Não sei,acho que pouca diferença
anônimo
24/05/2022 22h49
Direct!