Seguinte: tenho muita facilidade em matemática e física, alguns até dizem que sou super dotado, o que não é verdade, me tornei bom por dedicação mesmo e por gostar de cálculos, por isso optei por um curso da área de exatas (não começou). A questão é que nesse último ano de cursinho tive uma excelente professora de redação que me fez amar estudar civilizações, literatura, artes, filosofia e também fiquei apaixonado por escrever, graças a ela consegui a nota máxima na redação Enem. Porém o único contato que tive com essas coisas que citei foi no cursinho e fico preocupado de nunca mais ter esse contato já que vou pra uma área bem diferente, penso que as coisas que tanto gostei de aprender não poderão ser cultivadas e que com o passar do tempo me tornarei um "ignorante cultural" de novo! Esse bla-bla-bla todo foi pra perguntar a vocês, que gostam dessas coisas, como fazem para ter contato com isso sempre? Será que o único jeito é fazendo faculdade na área(o que não pretendo)?

eles perguntam
5 3
elas respondem
anônima
28/01/2017 17h54
Com a internet, vc só perde contato se quiser. rs Claro que a faculdade vai te sugar bastante! rs
Mas procure manter o contato com os jornais. Eu não sou o melhor dos exemplos, mas procuro me manter informada através do twitter. Não sigo nenhum famoso ou amigo, mas sigo vários jornais e tenho me informado por lá. Ontem mesmo, eu conheci uma autora chamada Valéria Rezende. Fiquei sabendo que ela ganhou o prêmio Casa de Las Americas por conta do livro dela, Outros Cantos. Já estou até pensando em comprar esse livro. rsrsrs

Fora que você pode visitar museus as vezes, entrar em grupos de filosofia do facebook (não tenho, mas sempre ajuda pra essas coisas), visitar centros culturais e por aí vai... :)

Parabéns pela excelente nota no ENEM e sucesso na carreira e na vida como um todo! :)
28/01/2017 18h03
Livros, internet (sites, blogs, youtube rs), artigos científicos... cinema!
Nada como um bom filme pra por em palta questões humanas de forma prazerosa. Assista o filme, veja os comentários do diretor, procure críticas sobre o mesmo, pesquise sobre o assunto do qual ele trata... É uma forma de manter contato e nunca vai perder a graça ;).
anônima
28/01/2017 17h45
legal a dúvida, tb qro saber como estudar essas coisas sem ser na facul. Cadê o povo inteligente daqui que não aparece pra responder? rs respondammm, please
anônima
28/01/2017 18h11
Dedica-se ao estudo das civilizações, literatura, artes, filosofia, línguas como um hobby. Tem mto material na internet. MTO. Procura cursos online, alguns dão um certo norte de algumas coisas (eu ja fiz alguns no coursersa;e tem aulas disponiveis na internet de várias disciplinas de mtas universidades, brasileiras ou não). Claro, não confie só no curso Pesquise e Leia MTO sobre o que te interessa, seja o que for. Com sua dedicação vc pode até ter mais conhecimento que pessoas formadas na área. E, claro, não precisará deixar de lado a área de exatas.
Aprenda desde agora, já que ainda não entrou na graduação, que universidade não ensina nada. Ela dá instrumentos (alguns bons outros não) para vc aprender, o restante é com vc. Tem que se virar. Ahhh, e ignorante cultural tem em todas as áreas, seja exatas, biológicas, humanas...
eles respondem
anônimo
28/01/2017 17h58
Ue, é só estudar quando estiver ocioso. Mas se você não manter o foco no que realmente importa, não vai progredir muito não.
anônimo
28/01/2017 18h01
Não curto isso =x
anônimo
28/01/2017 18h24
Prolixo que só hein..
Internet tá cheia de coisas aí. Eu assisto vídeos diariamente sobre filosofia.