Um conhecido meu está fazendo uma tese sobre como filmes da Marvel, Dc, X-Men etc deixam as pessoas mais infantis, eu sinceramente não consigo ver relação entre as duas coisas, o que acham?
Não sei se infantilizam, mas educam mal o espectador. É como se o cara tivesse uma dieta baseada em McDonalds e outras junk foods, daqui a pouco perde o paladar pra comidas mais nutritivas e saborosas. O mesmo acontece com a gurizada que se criou assistindo essas coisas. Não consegue assisitir mais a um filme que não tenha ritmo frenético, trilha sonora de hip hop e cortes de imagens a cada 2 segundos.
Aliás, já deu esses filmes, né? Um saco, ocupam todas as sala dos cinemas. Nem os atores que participam deles devem ter mais paciência pra assistir.
Televisão não infantiliza ninguém, algumas pessoas tem atitudes infantis por fatores psicológicos associados aos seu convívio, criação ou relacionamentos. Eu também não vejo essa relação onde a arte infantiliza as pessoas.
Acho que o sucesso dessas franquias de heróis no cinema é o reflexo de uma geração de adultos infantilizados. É uma consequência, e não a causa, entende
Depende do herói e do ponto de vista.
Geralmente as histórias de herói são uma visão simplista e idealizada do mundo.
No filme há uma dualidade fácil de ver herói e bandido (Na realidade não é tão simples assim).
Porém por outro lado há filmes de herói com histórias complexas que muitos espectadores não entendem na sua profundidade por ex: x-mem tem uma história repleta de símbolos e ideologia e referências as história da discriminação contra negros,gays etc.
O filme V de vingança é outro filme muito bom e complexo entre outros filmes que eu poderia citar.
A trilogia do Batman também é muito boa.
Há outros filmes mais simples, mas com simbologias complexas para quem gosta de se aprofundar ex guerra nas estrelas e o jornada nas estrelas.
não gosto de filmes de super herois. esses da dc, marvel tenho paciência não. o engraçado é a popularização entre adultos, deve ser alguma falta de infância mesmo
Não tem lógica por uma questão de estatística. Quem mais consome são adultos. Infantilizar é relativo já que todos nós fomos e ainda somos (as vezes) crianças. Trabalho com uma senhora de quase 70, diploma de ensino superior, boa família, alto poder aquisitivo e que as vezes se comporta como criança. E aí?
Sim, eles exploram o nosso lado infantil, "sempre há esperança, sempre há um salvador para resolver todos os seus problemas", oferecem um escape da nossa realidade cruel e fria, nos impede de crescer e enxergar o mundo e a humanidade como realmente são: destinados ao fracasso. Coisas assim são utilizadas desde o início da humanidade pra fins econômicos ou, simplesmente, criar falsa sensação de paz nas pessoas, pra evitar guerras, mortes, etc (religião, literatura, contos de fantasia...) Muito interessante a tese do seu amigo, eu gostaria de ler.