Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal. Ter relações com uma pessoa mais jovem que isso configura o delito de “estupro de vulnerável”, com pena de oito a quinze anos de reclusão.

Essa nossa constituição é uma piada mesmo e por isso vemos caso como o daquele do Gabriel Monteiro que transa com menor de idade e sai impune. Essa sociedade está cheias de problemas

eles perguntam
12 9
elas respondem
28/05/2022 23h46
Que horror, deveria ser no mínimo 16 anos
anônima
28/05/2022 23h04
Discordo.
anônima
28/05/2022 23h02
Discordo desta lei
28/05/2022 23h10
Discordo, acho que o mínimo deveria ser de 16-17.
anônima
28/05/2022 23h03
Sim, 14 já tem muita noção do que tá fazendo e acontecendo, não é mais inocente
anônima
28/05/2022 23h04
Ela faz oq ela quiser, mas futuramente ela vai se arrepender.
anônima
29/05/2022 00h53
deveria ser 25
29/05/2022 02h08
Discordo com essa lei pq 14 anos é muito jovem para se envolver com alguém de maior, deve ser a partir de 18
28/05/2022 23h01
Sim,antigamente casavam com essa idade hj casam tbm bem raramente
anônima
29/05/2022 01h13
Discordo. Por que leva em consideração somente a questão de compreender os conceitos do que é sexo. E não outros fatores que impactam uma pessoa nesse estágio de desenvolvimento.
E foi ótimo você trazer esse assunto à tona.

Quando falam que Simone de Beauvoir foi a favor da pedofilia juntamente com outros intelectuais, franceses, é justamente por ter assinado um ato contra a lei que demarcava idade mínima para consentimento camuflado de defesa "a liberdade sexual" num caso justamente de pedofilia.

Houve um rebuliço no site quando isso foi mencionado. Mas como tem a ver, por ser assunto correlacionado, então é isso. Vamos às referências já que a fragilidade da discussão se deu porque "não haviam outras referências sobre isso fora da wikipedia". Então, a liberdade de expressão só é defendida quando ela não toca consgrações cristalizadas. Certo? Errado.

https://www.ipce.info/ipceweb/Library/00aug29b1_from_1977.htm

Está registrado no Le Monde Publié le 26 janvier 1977
https://www.lemonde.fr/archives/article/1977/01/26/a-propos-d-un-proces_2854399_1819218.html

Para entender todo o contexto dessa discussão na época na França, a leitura do livro O Consentimento de Vanessa Springora. ( Boa leitura, e que comecem os jogos...)
anônima
30/05/2022 12h04
Concordo com a lei sim está certo 14 já aguenta tá bom demais
anônima
30/05/2022 11h54
no
eles respondem
28/05/2022 23h08
No meu ponto de vista a idade de consentimento deveria ser 18, poderiam mudar para pelo menos 16, a idade atual, 14, é uma vergonha.
28/05/2022 23h00
Já passou da hora de colocar 18 anos. Coisa horrenda isso, na minha época da escola tinha uns marmanjo que ficavam lá na porta babando nas meninas de 13 anos.
28/05/2022 23h53
Discordo, tinha que diminuir pra 10 anos.
29/05/2022 02h05
Concordo com a lei, acho razoável, muita menina de 14 hoje já sabe mais sobre sexo do que mulheres de 20.

Mas também concordo que a nossa constituição é uma piada, só que em outros parâmetros.

Ser menor de idade não tem nada d+, vocês idealizam essa porra. É só um número arbitrário.

Há estudos, inclusive, que os cientistas sugerem que a maioridade só ocorre de fato aos 25 anos e não aos 21 ou 18 como alguns pressupõe.

Percebe como isso é muito arbitrário?

Como é que você vai condenar um rapaz de 20 e tantos anos à cadeia só porque transou com uma menor de 14 com o consentimento dela? Ele vai preso enquanto ela fica se masturbando no quarto? Não faz sentido.

Claro que tudo tem um limite também, por exemplo, segundo a OMS, menores de 12 anos são considerados crianças.

Nos EUA, a idade do consentimento é 13, embora haja limites com quem essa menor pode ter relações sexuais a depender do estado.

É um tema muito complexo e delicado, já que é bastante arbitrário. Imagine a situação, uma menina de 14 que já deu pra meio mundo de 17 anos, dai por causa de alguns meses, um cara de 18 pega 20 anos de cadeia só por que dormiu com ela? huahua... mano, sem nexo.

Agora, eu sei que manter gravado vídeos mantendo relações com menor de 18, mesmo que com a autorização dela é crime por causa do ECA.
28/05/2022 23h05
Não, deveria aumentar para os 21 anos.
29/05/2022 02h19
Vc tá misturando constituição e código penal ao escrever essa frase.

O código penal é dos anos 40 e naquela época acontecia casamento muito cedo pq a expectativa de vida tbm era curta. Logo permitia isso aos 14.

Só q hj a expectativa de vida aumentou e isso não é mais necessário.

A CF q não tem nada a ver com o código penal é de 1988
29/05/2022 02h06
teria que ser 18 anos
28/05/2022 23h54
Não concordo, mas isso tem a ver com a mentalidade de cada um. Eu não tenho coragem.
anônimo
28/05/2022 22h36
Cada um sabe oque faz!