1.53K  09/06/2018 01h42

Nesse mundo tão escandaloso e barulhento, e que o ser humano quer falar, falar, falar,... Abusa do poder da palavra e esquece do silêncio, do saber calar, do aprender a escutar. É difícil usar essa ferramenta. Parece que as pessoas evitam o silêncio, com o temor de ouvirem a voz da consciência ou a verdade que pode vir à tona.

Vejam essas fontes:
https://sites.google.com/a/desculpeapoeira.com/www/peterburke
http://www.aleteia.org/pt/religiao/documentos/quais-sao-as-vantagens-do-silencio-3716002

Lembrem-se também desse provérbio chinês: "A palavra é de prata e o silêncio é de ouro."

eles perguntam
3 4
elas respondem
anônima
28/02/2015 23h08
Com toda certeza! Um dia li um ditado que dizia:"o veneno do mundo é a língua do povo", e concordo muito com esse termo.

Geralmente não medimos nossas palavras, ainda mais quando os nervos estão a flor da pele. Existem muitos ditados populares que exemplificam isso, até na bíblia é citada a famosa 'língua ferina'.

Acredito que o silêncio, muitas vezes, é a melhor resposta. E pra fechar com mais um ditado: se não tem nada de bom a dizer, não diga nada.
03/04/2015 14h55
O silêncio ás vezes basta, mas nem sempre. Tem coisas que não dá pra saber o que tá acontecendo sem falar! Se tivesse uma faculdade de interpretação de pessoas, o mundo seria melhor...
anônima
04/03/2015 00h29
Tudo em demasia causa danos. Viver em uma longa introspecção pois acha que "não tem nada a dizer" também é prejudicial. Tudo é necessário um equilíbrio. O silêncio é amigo, porém pode virar o opressor.
eles respondem
04/03/2015 22h26
Admiro o fato de você ter tido a coragem de criar esta discussão. Sim, porque deu pra perceber o quão bem formadas estão as suas ideias sobre o silêncio, e isso é uma coisa boa.

Começando com a definição de Silêncio - é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Por analogia, o termo também se refere a qualquer ausência de comunicação, ainda que por meios diferentes da fala (fonte: Wikipédia). Podemos dizer que o silêncio é um dos estados mais difíceis de se manter num diálogo. Mas aí você me pergunta - "Mas como podemos conversar sem diálogo?" - a intenção não é essa, e sim podermos aproveitar o momento de silêncio para reflexão, entendimento e como prova de que estamos tentando entender ou apreciar o momento.
Eu lí uma frase recentemente que dizia -"O maior problema do ser humano é ouvir para responder e não para pensar no que escutou.". Vou ser sincero que as vezes me vejo nessa situação também, coisa que tenho tentado mudar a cada dia que passa.
Um debate é sempre bom, mas como seres humanos que somos esperamos, pelo menos, que o que dizemos não seja em vão, seja realmente ouvido e entendido.
As vezes na simplicidade do próprio silêncio podemos vir a nos conhecer melhor, conhecer melhor os outros, e também podemos evitar dizer coisas que venhamos a nos arrepender (está provado que as piores reações são aquelas tomadas nos primeiros 5s).
Vou terminar mencionando um trecho que li e que na qual prefiro não mencionar a fonte e que sempre me ajuda quando me faço a mesma pergunta - "Para uma vida feliz devemos ser rápidos no ouvir e vagarosos no falar!".
Segue uma musica, meio slow, mas tente obter a letra: https://www.youtube.com/watch?v=4zLfCnGVeL4
Abraço ;)
anônimo
03/04/2015 16h20
Hoje me dia o ser humano sim, quer falar, falar, falar, falar, mas tudo online, tudo por tecnologias. Isso me irrita um pouco.

Nascemos com o dom de reproduzir sons com nossas cordas vocais, temos é que falar mesmo!
Falar pra caralho. Conversar é bom, ainda mais com pessoas que tem compatibilidade de pensamentos/opiniões ... Aí sim, flui que é uma beleza!

Silêncio ... Amo pensar, ficar quieto na minha, de fato, eu prefiro pensar do que falar, mas ambos são necessários, importantes, vitais. Quem muito pensa, não faz. Quem muito fala, não sabe o que faz.

"A palavra é de prata e o silêncio é de ouro." Provérbio chines de cú é rola. Cultura extremamente diferente a nossa.
Pra tudo tem hora, inclusive para falar e ficar quieto.
anônimo
01/03/2015 00h06
Gosto desta música por isto meu amigo
.. "CURTA O SILÊNCIO" ... com certeza ². ... ouvi uma vez um ditado, que diz , "“Nada grita mais alto que o som do silêncio".. acho que foi Nipsey Russell ..
anônimo
09/06/2018 01h42
Permanecer em silêncio pode ser uma terapia de Auto-controle. Afinal, ouvir parece ser um desafio nos tempos atuais.