Sinceramente? Eu tbm queria ter um filho homem. Motivos: Primeiro por que queria criar um BOM Homem pra sociedade, educar ele bem pra amar e respeitar as mulheres, e usar sua força para isso não para machuca-las como muitos fazem.
Segundo por que ter menina é o dobro da preocupação, é ter medo da sua filha ser estrupads mesmo que ela já tenha 30 anos. É medo dela engravidar de um malandro, é medo dela ser iludida perder a virgindade pra um filho da puta e ele dar no pé deixando ela as lágrimas. É ver ela sofrer pra atingir um padrão de beleza surreal por causa da mídia e da pornografia.
Deve haver uma explicação psicanalítica pra isso, mas a @Curiosa90 e o @Agiote explicaram bem.
É preciso levar em conta também que geralmente muitos homens também preferem ter um menino (por motivos óbvios), e geralmente a mulher acaba sendo influenciada por esse desejo. Na tradição cristã também existe essa predileção por ter um filho "varão". A ideia de ter um filho provedor também pode ser determinante...
Em minha experiência pessoal, como eu fui a primogênita de 3 irmãos, quando era só eu, fui mimada demais kkkkk mas percebo que minha mãe gosta mais dos meus dois irmãos.
Não sei mas nunca fui assim, hj não quero ter filhos mas quando eu era criança queria e nunca quis ter meninos, meu foco era só ter um ou duas filhas tanto q eu nem planejava o nome de meninos
Talvez questão de ego,uma filha ela enxergara suas falhas nela,enquanto um filho talvez ela enxergue o que admira num homem.
É um conceito baseado em Freud.