Me: "A insustentável leveza do ser", do Milan Kundera para pessoas em geral, e "Mulheres que correm com os lobos", de Clarissa Pinkola Estés em específico para as meninas.

elas perguntam
14 12
eles respondem
14/06/2022 13h13
Conexão Cósmica - Ervin Laslo
anônimo
14/06/2022 10h53
Essa pergunta é muito difícil, mas creio que recomendaria "O mundo assombrado pelos demônios" do Carl Sagan. Vou deixar abaixo alguns trechos que fichei:

“Em vez de reconhecer que em muitas áreas somos ignorantes, temos nos tornado a dizer, por exemplo, que o Universo está impregnado com o inefável. A um Deus das Lacunas é atribuída a responsabilidade pelo que ainda não compreendemos.”

“Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela não nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão” (Edmund Way Teale)

“A pseudociência fala às necessidades emocionais poderosas que a ciência frequentemente deixa de satisfazer. Nutre as fantasias sobre poderes pessoais que não temos e desejamos ter”

O físico britânico Michael Faraday alertou contra a tentação poderosa "de procurar as evidências e aparências que estão a favor de nossos desejos, e desconsiderar as que lhe fazem oposição [...] Acolhemos com boa vontade o que concorda com nossas ideias, assim como resistimos com desgosto ao que se opõe a nós, enquanto todo preceito de bom senso exige exatamente o oposto"

“Manter a mente aberta é uma virtude, mas ela não pode ficar aberta a ponto de o cérebro cair para fora"

“Essas pessoas não só têm insuficiência de pensamento crítico, mas também desconhecem as noções mais elementares de psicologia. No fundo, não querem aprender nada, mas simplesmente continuar a acreditar – sem dúvida a mais ingênua das presunções, em vista de nossas falhas humanas.” (Carl Jung)

“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes. Apaixonadas e sem temor pelas consequências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte” (Políbio)
13/06/2022 10h10
As crônicas de Nárnia
anônimo
13/06/2022 17h07
Como fazer amigos e influênciar pessoas, é um excelente livro que explica como funciona a politicagem de hoje em dia e como utilizar ela de maneira correta e não só em benefício próprio
14/06/2022 13h17
Identidade Frota
anônimo
14/06/2022 13h16
Bíblia
anônimo
14/06/2022 12h16
Bíblia.
14/06/2022 10h59
Bíblia
14/06/2022 10h57
Memórias Póstumas de Bras Cubas, do Machado de Assis.
É também o livro com a primeira página mais arrebatadora que eu já li.
14/06/2022 01h00
O segredo
14/06/2022 00h59
O homem mais rico da Babilônia
13/06/2022 17h04
Quem dera eu fosse leitor a ponto de ter uma recomendação desse nível, parei de ser um leitor assíduo na coleção vaga-lume.
elas respondem
14/06/2022 03h37
Flores para Algernon.

Eu chorei tanto lendo esse livro, e ele é tão lindo, tão bem feito, tão especial pra mim, que eu acho que choraria lendo todas as vezes. Vou deixar uma sinopse por aqui, caso alguém esteja lendo essa resposta:

"Com excesso de erros no início do romance, os relatos de Charlie revelam sua condição limitada, consequência de uma grave deficiência intelectual, que ao menos o mantém protegido dentro de um “mundo” particular – indiferente às gozações dos colegas de trabalho e intocado por tragédias familiares. Porém, ao participar de uma cirurgia revolucionária que aumenta o seu QI, ele não apenas se torna mais inteligente que os próprios médicos que o operaram, como também vira testemunha de uma nova realidade: ácida, crua e problemática. Se o conhecimento é uma benção, Daniel Keyes constrói um personagem complexo e intrigante, que questiona essa sorte e reflete sobre suas relações sociais e a própria existência. E tudo isso ao lado de Algernon, seu rato de estimação e a primeira cobaia bem-sucedida no processo cirúrgico."
13/06/2022 10h13
o alfa e a princesa
anônima
14/06/2022 12h15
Quero muito ler a insustentável leveza do ser. Eu recomendaria quarto de despejo, da Carolina Maria de Jesus.
14/06/2022 12h07
Você recomendou dois.
anônima
14/06/2022 10h54
Eu AMO esse tipo de pergunta : Orgulho e preconceito
anônima
14/06/2022 04h21
O de São Cipriano
14/06/2022 01h07
"Buracos" do Louis Sachar. Esse livro é o meu xódo <3
anônima
14/06/2022 00h59
O último dia de um condenado
14/06/2022 00h58
Inteligência emocional, do Daniel Goleman.
13/06/2022 16h33
Os Miseráveis, Victor Hugo.
13/06/2022 10h14
Anna Karenina.
anônima
13/06/2022 17h06
Qualquer um do Olavo de Carvalho