E existe conexão entre essa palavra e alguma teoria realmente científica ou é tudo "paraciência"? Por exemplo, isso de arquétipo da sereia, Cleópatra e outros

elas perguntam
6 8
eles respondem
14/06/2022 01h41
Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. A mãe, o sábio e o herói são exemplos de arquétipos. Esses “personagens” têm características percebidas de maneira semelhante por todos os seres humanos.
anônimo
14/06/2022 01h45
É só uma representação de algo possível, não necessariamente algo que existe.
As duas palavras têm algo semelhante, sim, a paraciência é a tentativa de enteder coisas transcendentes.
14/06/2022 07h46
Segunda pergunta que vejo sobre. Não sei nada sobre essa em específico.

É um teste de personalidade?
anônimo
14/06/2022 07h59
"Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social."

Na maioria das vezes não,principalmente se for de "blogzinho".
Porem certos arquetipos possuem uma correlação forte com o Big five,que é uma teoria científica.
Por exemplo,o "arquetipo do cafageste" geralmente pontua alto em extroversão,baixo neuroticismo,e baixa agradabilidade.

Na prática já usamos arquetipos,"cafageste" é um exemplo.
14/06/2022 21h07
Arquetipo é tipo um padrão de personagem para representar,eu não vou saber explicar aqui,vai dar um textão muito grande,kk
elas respondem
14/06/2022 02h15
Muito interessante a sua pergunta, tô aqui pra observar ♥️
anônima
14/06/2022 03h27
Se você estiver considerando Jung, os arquétipos são algo de um "inconsciente coletivo". Nisso a gente pode incluir a religião, a figura materna e paterna, que a gente já cresce com uma visão estabelecida socialmente por outras tantas gerações. Dependendo de onde você nasce, pode existir um ou outro pensamento, crença ou afim.

Teoria científica? Não que eu saiba. Sei que também é usado no marketing, mas aí já tem um sentido voltado pra outras coisas.
14/06/2022 03h22
Conversa para boi dormir.
anônima
14/06/2022 04h22
Sei não
anônima
14/06/2022 07h31
era só dar um Google
14/06/2022 07h32
Obs, já ouvi por alto
14/06/2022 07h39
Mulher vou fazer uma Trend disso hoje no meu tik Tok @jasmine_secudaria
anônima
14/06/2022 09h05
Os Arquétipos são consciências, que tem energia e informação, assim como tudo o que existe. Cada arquétipo carrega em si uma energia de altíssima vibração e um tipo de informação, e se expressa no nosso mundo e em nós, de diferentes maneiras.