E existe conexão entre essa palavra e alguma teoria realmente científica ou é tudo "paraciência"? Por exemplo, isso de arquétipo da sereia, Cleópatra e outros
Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social. A mãe, o sábio e o herói são exemplos de arquétipos. Esses “personagens” têm características percebidas de maneira semelhante por todos os seres humanos.
É só uma representação de algo possível, não necessariamente algo que existe.
As duas palavras têm algo semelhante, sim, a paraciência é a tentativa de enteder coisas transcendentes.
"Arquétipo é um conceito da psicologia utilizado para representar padrões de comportamento associados a um personagem ou papel social."
Na maioria das vezes não,principalmente se for de "blogzinho".
Porem certos arquetipos possuem uma correlação forte com o Big five,que é uma teoria científica.
Por exemplo,o "arquetipo do cafageste" geralmente pontua alto em extroversão,baixo neuroticismo,e baixa agradabilidade.
Na prática já usamos arquetipos,"cafageste" é um exemplo.
Se você estiver considerando Jung, os arquétipos são algo de um "inconsciente coletivo". Nisso a gente pode incluir a religião, a figura materna e paterna, que a gente já cresce com uma visão estabelecida socialmente por outras tantas gerações. Dependendo de onde você nasce, pode existir um ou outro pensamento, crença ou afim.
Teoria científica? Não que eu saiba. Sei que também é usado no marketing, mas aí já tem um sentido voltado pra outras coisas.
Os Arquétipos são consciências, que tem energia e informação, assim como tudo o que existe. Cada arquétipo carrega em si uma energia de altíssima vibração e um tipo de informação, e se expressa no nosso mundo e em nós, de diferentes maneiras.