Sempre fiz isso. E sabe o que percebi? Ter seus momentos particulares é ótimo. Saber desfrutar da própria companhia, dos próprios interesses, ser capaz de se divertir sozinho etc.
Já o isolamento integral é péssimo e insustentável. Você pode até criar desculpas de que é melhor ser assim e alimentar sua doença aos poucos, mas saiba: ninguém é autossuficiente, ninguém vive bem assim, ninguém precisa ser assim.
Já tive vontade de ficar presa sozinha num quarto todo branco sem janelas nem nada só olhando para o além no maior silêncio kkkkkkkkk. Isso quando trabalhava com o atendimento ao público. Era o começo de uma síndrome do pânico. Mas relaxa, todos já nos sentimos assim alguma vez na vida.
Eu tenho me isolado muito mais de uns tempos para cá. Eu gosto muito de ficar sozinha, mas eu acho que estou me isolando num nível não saudável. Ao menos é o que as pessoas têm me dito, e eu confesso que às vezes sinto falta de ter companhia, mais do que eu gostaria de admitir.
As vezes desejei internamente que não existisse ninguém no mundo além de mim mesma e poder viver desse modo por pelo menos uma semana. As vezes, pessoas ao seu redor tem um grande potencial de te cansarem mentalmente de tal forma que é 100x pior do que o cansaço físico...
Já desejei isso, foi quando percebi que o problema era eu e não os outros. E de certa me isolei por um bom tempo, socializando somente quando necessário, até que eu me sentisse melhor para me reintegrar na sociedade, me fez muito bem, trouxe muito autoconhecimento.
As pessoas não se conhecem bem porque dói ver a ruina que somos em alguns momentos, mas se não a enxergarmos nunca vamos poder colocar o castelo de pé novamente.