"Na tradição grega o significado de narcisismo é o amor de um indivíduo por si mesmo. No mito – Narciso é de uma beleza ímpar que, ao ver sua imagem refletida na água, apaixona-se por esta imagem e mergulha os braços para abraçá-la. Até o fim do século XIX o termo narcisismo era caracterizado pelo o amor dedicado pelo sujeito a si mesmo."

Só mais uma reflexão:
Amor próprio é amor verdadeiro?
Qual o significado desta frase em sua concepção: "Amai o próximo como a ti mesmo". Estaria inferido aí a ideia de que já nos amamos o suficiente e, portanto, completamente capazes de sacrificar o amor egoísta por outro alguém?
A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?

Sejam livres.

elas perguntam
26 13
eles respondem
anônimo
25/06/2022 22h51
Moça, suas reflexões são surpreendentes! Por que não tenta participar também do Quora? Creio que vai ser muito produtivo pra você.
anônimo
25/06/2022 23h18
Até que enfim uma pergunta decente nesse site!
Parabéns pelo conteúdo, coesão, coerência e pela gramática impecável.

Acho que a diferença é clara:
Amor próprio é a valorização do eu em todos os sentidos.
Narcisismo patológico é a obsessão pelo eu "físico" (imagem/aparência).

Quanto à frase: "amai ao próximo como a ti mesmo" , eu vejo isso mais como um amor fraternal, de benevolência para com outrem. Ser bom para com os outros como gostaríamos que fossem conosco....
anônimo
26/06/2022 18h13
A fronteira está em compreender que o indivíduo que possui um transtorno de personalidade narcisista tem uma percepção distorcida de sua autoimagem. Sem adentrar nos subtipos, o narcisista vê a si mesmo como superior, divino, e, em sua fantasia de grandeza, usa o outro para alimentar essa ilusão.

Sobre o amor próprio, e o outro: Amar a si é enxergar as qualidades, defeitos e peculiaridades que possui. Toda a singularidade perfeita de imperfeições, e aceitá-las. Ao aceitar que o outro é tão singular quanto eu, e que, acima de tudo, não depende do meu aval para existir; exerço o amor ao próximo.

Nesse contexto, considero que amar o teu próximo como a ti mesmo é ter empatia. Não emoldurá-lo ao meu gosto, e sim olhar nos olhos do outro, e enxergar minha própria alma.
anônimo
25/06/2022 23h09
Já tinha ouvido falar desse mito. Amor próprio jamais será o verdadeiro. Amor próprio é necessário pois só assim vamos se fazer respeitar e cuidarmos de si mesmos sem tantas críticas a si próprio que mais atrapalham do que ajudam. O amor e a positividade são muito mais proveitosos.

Porém acredito que esse excesso de amor próprio pode converter-se em algum pecado… Ego inflado, Soberba enfim… É aí sim se torta um problema pois a pessoa começa a diminuir o outro. Creio que a frase “amai o próximo como a ti mesmo” seja pra simplesmente ver o outro ser humano exatamente da mesma forma como você se vê.

Com erros que você pode cometer também por ser um pecador. Ao invés de se achar superior e querer diminuir alguém o que te prejudicaria também pois indicaria uma pessoa muito apegada e iludida a segregação de seres humanos. No fim tudo de bom que fazemos acaba nos retornando.

Amar o outro significa enxergar o Espírito da pessoa e ver como ele é belo. Ao invés de criticar atitudes externas.
Só haverá sofrimento em amar o outro se vivermos em função de pecado por exemplo dinheiro ou etc. Ou a pessoa for narcisista e etc. O que é uma mera ilusão e ignorância.
anônimo
04/07/2022 18h51
@Bloddykisses, podes, minha querida, imaginar um quadrado de três lados? Ou ainda pensar na forma do azul ou no peso do sete? Como então queres que eu pense em um amor que é próprio, que se volta para si, quando o amor é um vetor que aponta para fora, que não me afaga as dores do meu ser, mas encontra no bem feito ao outro a sua própria cura?
Não há amor, senão, àquele que nos une. Por reconhecer que em mim há o mesmo valor que nos demais, devo também me cuidar. Mas a este "autocuidado" não posso chamar de amor uma vez que ele não é o motor que faz com eu me mova para fora do meu conforto, do meu egoísmo, em favor de outra pessoa.
Portanto não vejo uma linha entre amor próprio e o narcisismo. Entendo o amor como uma ação em relação ao próximo. E por estar relacionado ao outro não a mim, não é narcisismo.

"Não ser amado é uma simples desventura. A verdadeira desgraça é não saber amar." - Albert Camus
27/06/2022 00h59
Realmente suas reflexões são ótimas!

Nunca pensei sobre isso, mas acho que a linha é tênue. Me parece que narcisismo seria meio que o excesso, ao passo que o amor próprio é exatamente a medida certa que precisamos não só para nos sentirmos bem, mas também para conseguirmos amar os outros.
anônimo
26/06/2022 18h19
Narcisismo pra mim é gente q sempre que ser o melhor estar por cima dos outros e faz o mal contra as pessoas tenta rebaixar a pessoa.

Amor próprio seria vc n se colocar em situação degradante ou humilhante para ter outra pessoa. Tipo n se rastejar por outra pessoa e n aceitar ser desrespeitado ou mal tratado por outra pessoa.

Ame o próximo como a sí mesmo: não quer dizer q nós ja nos amamos a sí mesmo pq tem muita gente q n se ame. Mas quer dizer n faça ao outro o q vc não gostaria q fizessem a vc, e faça ao outro o q vc gostaria q fizessem a vc.
26/06/2022 18h14
Sábias palavras
25/06/2022 23h54
Narciso morreu de fome na beira do rio admirando a própria beleza, se admirava tanto que esqueceu até de viver. Por isso narcisismo é considerando, colocando em palavras simples, um exagero de amor próprio.

"- Amai o próximo como a ti mesmo."
Invenção religiosa muito antiga para manter a plebe no seu devido lugar, sem ter muitas pretensões de ser melhor que o próximo, não ameaçando assim o domínio econômico da burguesia. A religião no passado sempre trabalhou em função dos interesses da monarquia e da alta sociedade.

"- A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?"
No meu ponto de vista amar é fácil, duas pessoas que tem doses saudáveis de amor próprio não tem dificuldade em se amar, quem ama a si mesmo vai sempre respeitar as diferenças e aceitar o outro como ele é. O amor próprio nos ensina a amar não só a nós mesmos, mas também a outra pessoa por quem ela é
anônimo
25/06/2022 23h22
Só pela primeira estrofe já valeu a pergunta, achei interessante e não conhecia essa parte mitológica.

"Mateus 22:37-39
Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
Essa frase significa que devemos tratar os outros da mesma forma que tratamos a nós mesmos."

Estaria inferido aí a ideia de que já nos amamos o suficiente e, portanto, completamente capazes de sacrificar o amor egoísta por outro alguém?
- Acredito que o sentido da frase é que nos nos amamos a ponto de sempre querer o nosso melhor. Esse é o natural de uma pessoal saudável.

A dificuldade em amar seria pela dificuldade em abrir mão do sofrimento que causamos em amarmos a nós mesmos tão profundamente?
- Pra essa pergunta envolve diversas outras questões. Mas também pode-se dizer que seja uma parte do motivo. Afinal quando nós direcionamos o amor para nós mesmos sabemos que será bem recebido, pois é como se fosse só espelho...sempre reflete. Porém quando o amor é direcionado para o outro, não temos certeza se ele será refletido, e se for talvez não seja na mesma intensidade.
anônimo
25/06/2022 22h53
Não entendo de Geografia.
26/06/2022 00h04
A fronteira da França com o Azerbaijão.
anônimo
25/06/2022 23h05
O que a vontade de parecer inteligente não faz...
anônimo
25/06/2022 22h47
Muito culta você, com essas perguntas, não arrumará nada por aqui, tente encaixar, talvez, "buceta", ou "tamanho de pênis" em suas perguntas.
anônimo
29/08/2022 11h37
Não sei, só sei que preciso de amor próprio, não tenho uma auto-estima alta
29/08/2022 11h29
Amor próprio é amor verdadeiro? // O conceito de amor não existe. Tem tanto significado, tem significado científico, cultural, filosófico, etc.
E mesmo assim, tantos casais divorciados e infelizes...
amor egoísta por outro alguém? // Nietzschie diz que amar é egoísmo e Schopenhauer diz que é apenas pra reprodução. O que dá na mesma basicamente. Apenas cumprimos um papel com a Sociedade, perpetuação da espécie e blá, blá, blá. Quando deixamos de sentir algo pela pessoa amada, estamos mais suscetíveis a trair ou deixar essa pessoa. Só pensamos no nosso bem-estar. E fora que amor não dá certo pois namorar alguém é como ficar com um estrangeiro, ambos estranhos, com suas culturas, formações, é tudo muito diferente.
anônimo
29/08/2022 10h31
O amor nem existe, para começar
09/08/2022 17h27
muito grande o texto pra eu ler, irei responder somente pela manchete.
qual a fronteira? acho que o amor proprio não se importa com holofote, o narcisismo precisa estar em evidencia
22/07/2022 15h09
É tudo a mesma coisa.
anônimo
22/07/2022 15h09
Narcisismo vai alem de aspectos fisicos e beira ao egoismo extremo e falta de empatia e amor próprio também vai alem da aparência mas é algo consciente e saudavel que não precisa diminuir ninguem.
anônimo
04/07/2022 19h00
nao sei de nada.
25/06/2022 22h52
Não sei bem qual é
27/06/2022 22h22
Bem simples.

Narcisismo: Amor por si mesmo por se acha uma pessoa superior, Esse amor se baseia em o quanto você se acha superior dos outros.

Amor próprio: Amar a si mesmo, Amor que não te faz se achar melhor que ninguém, Mas sim se acha a melhor pessoa hoje pra você mesmo, e não sobre as outras pessoas.
anônimo
27/06/2022 21h59
MORTE a todos os NARCISISTAS PERVERSOS
26/06/2022 00h34
Tua abordagem sobre esse assunto, é bastante instigante e eu não consigo ser preciso o suficiente, para emitir uma opinião sucinta.
elas respondem
25/06/2022 22h53
Muitos psiquiatras defendem que o narcisista, na verdade, não tem amor próprio algum por si mesmo. É alguém tão inseguro, que precisa rebaixar e se escorar em outras pessoas para se sentir superior.

Seria uma alta auto-estima falsa. E pensando bem, faz sentido. Quem realmente está seguro de si, não vive pela aprovação dos outros e nem precisa rebaixar ninguém como o narcisista faz. Quem realmente se ama, consegue ficar sozinho, mas não verá o narcisista sozinho, pelo contrário, verá ele pulando de relacionamento para relacionamento freneticamente.

Verá o narcisista se gabando pelos seus bens materiais, pelas suas conquistas, pelo seu diploma. Quem se ama de verdade, simplesmente não sente necessidade de se expor desse jeito, pois não precisa da admiração de outros para se sentir bem.
04/07/2022 18h57
É uma linha bem tênue. Narcisismo é quando você, justificando-se de amor próprio, inflinge sofrimento em outra pessoa.
anônima
25/06/2022 22h55
Acho que é o ego
anônima
25/06/2022 23h06
Amar a si mesmo não impede de amar e respeitar o outro...na verdade, pelo fato de amar a si mesmo, "acabamos sabendo do que o outro necessita".
anônima
27/06/2022 00h56
Narcisismo é falta de caráter e maldade
Amor próprio é empatia por si mesma e pelos outros .
27/06/2022 00h55
Acredito que o que difere é o senso de superioridade que o narcisismo patológico possui. Uma pessoa normal com amor próprio consegue vivenciar isso sem o sentimento de humilhação e superioridade para com os outros, é possível ter amor próprio e continuar tendo empatia e gentileza com seus semelhantes; já no narcisismo patológico isso não acontece, o narcisista precisa depreciar e humilhar as pessoas ao seu redor para poder regular sua autoestima através das reações de outrem, por conta da sua autoimagem distorcida.
26/06/2022 00h38
Que profundo..acho que a partir do momento que você extrapola limites, prejudica o outro de forma egoísta, não empática,só para suprir seu ego, pode ser indício de narcisismo.. amor próprio esta mais relacionado a autoestima, que é mais interno..
anônima
26/06/2022 23h54
Como mencionado por alguns - e eu concordo -, o narcisista patológico não tem amor próprio. São pessoas inseguras, inferiores, superficiais e que adotam uma postura de superioridade para esconder todas as suas facetas (inclusive de si mesmo). Tomar autoconsciência de sua fragilidade seria insuportável, então eles sempre estarão munidos de arrogância, calculismo, falta de empatia e uma incessante vangloriação do "eu". Farão de tudo para serem admirados, amados, requisitados, invejados. Vivem tudo pela aparência, porque parecer é o mais importante. Tudo porque, no fim, eles não se amam. Caso lhe interesse, tenho uma dúzia de histórias do meu avô e tia narcisistas. É um perfil facilmente discriminável.
Deixo uma recomendação pra você pesquisar. É uma psicanalista que gosto muito, Taryana Rocha (ela tem canal no YouTube). Ela fala a respeito de relações com narcisistas, principalmente pela experiência dela (ser filha de mãe narcisista). Acho interessante a forma como aborda as relações familiares, o modus operandi do narcisista nesse contexto (por exemplo, eleger um filho dourado e um bode expiatório) etc.

Respondendo às outras perguntas:
Amor próprio é amor verdadeiro?
Sim, em sua mais pura essência. O amor por si mesmo traduz o egoísmo (nosso instinto de sobrevivência). Você ama aquilo que te parece benéfico, que preenche alguma lacuna. Amor nada mais é do que uma relação de interesse.

"Amai o próximo como a ti mesmo"
Julgo aqui o intuito de incentivar o exercício da empatia. Discordo da questão de "já nos amarmos o suficiente e podermos sacrificar nosso amor egoísta pelo outro". Acho improvável que alguém consiga amar outro mais do que a si próprio, pois o próprio conceito de empatia traz egoísmo em sua essência (ajudar o outro ME FAZ BEM).
anônima
29/08/2022 10h35
Amei sua reflexão pq eu própria vivo cercada de pessoas com transtorno de personalidade narcisista
29/08/2022 10h29
Vou salvar aqui
anônima
09/08/2022 17h24
Nenhum
anônima
22/07/2022 14h53
Conheço um assim e do ElaEle