Infelizmente a família influencia bastante na criação dos filhos e de como serão.
É difícil se desvencilhar da sua criação, mas tem que tentar. O primeiro passo é reconhecer suas limitações e tentar se livrar disso. Arranjar um emprego, estudar, ser responsável são coisas de pessoas corajosas. Se vc tiver coragem, corre atrás.
Passe a ter mais iniciativa. Marque suas consultas, vá sozinha aos seus compromissos. Diga que já quer resolver as coisas sozinha. Tbm sou filho de pais protetores e se vc não cortar, a tendência é só piorar. Outro ponto que vc deve analisar é o motivo pelo qual eles agem assim contigo: já é uma característica deles ou alguns comportamentos seus colaboram para isso?
Fala, tenha atitude, você é passiva e não se posiciona, diga que tal problema você resolve, entende a preocupação deles por você, mas já tem 18 anos, devem te dar espaço pra resolver as coisas sozinhas também.
Isso aí é desculpa. Mesmo eles sendo protetores eles querem vê vc sendo uma pessoa independente. Comece a se esforçar com as coisas que não sabe, tenho ctz q irão te apoiar.
Que coisa, hein? Deve ser complicado... Eu resolvo minhas coisas na medida do possível desde os 14 anos. Comece pouco a pouco a resolver assuntos sozinha, como abrir uma conta poupança no banco, ir numa consulta médica, andar de ônibus, ir ao cinema sozinha, passear, ir ao mercado. Quando vc vê não precisará mais de tanto suporte deles.
Eu tenho 27 e minha mãe é assim comigo até hoje. Não tenho pai, ele faleceu quando eu tinha 8 anos…na adolescência eu detestava essa super proteção dela, hoje em dia me acostumei com o jeito da minha mãe e até é bom. Se te incomoda tanto, tenta conversar com eles e explicar que vc quer ser mais independente.