De fato, estamos à um passo de nos tornarmos uma "Nova Venezuela". Não consigo ver absolutamente nada de bom nisso, muito pelo contrário, é péssimo! Este é o cenário perfeito para o comunismo se apossar e se instaurar definitivamente no território.
01/07/2022 15h30
Eu acho difícil acontecer isso porque a economia brasileira é muito mais diversificada que a economia venezuelana.

A Venezuela é totalmente dependente do estado, cujo recursos financeiros vêm sobretudo do petróleo.

É uma economia mais restritiva e controlada, diferente do Brasil que possui uma abertura comercial relativamente melhor, tendo várias fontes de renda.

Dificilmente chegaríamos ao nível da Venezuela, mas se continuar do jeito que está, o Brasil pode ficar similar a Argentina, com inflação e juros gigantescos, câmbio descontrolado e etc... Dai vai ser um salve-se quem puder.

Em relação ao comunismo, isso depende. Há países, como ex colônias soviéticas que mudaram seus regimes para capitalistas mais liberais porque viram meios de ganhar dinheiro com esse sistema muito melhor do que o sistema socialista. Um exemplo disso é a Estônia, que é um país que vem crescendo, se fortalecendo, e hoje vem sendo mais liberal que o Brasil, que nunca foi uma colônia soviética, mas mesmo assim, a "cultura comunista" já está muito enraizada no Brasil. O paternalismo estatal está muito presente na mentalidade da sociedade brasileira, principalmente nos meios de comunicação e do meio intelectual.

É muito mais fácil, "intelectual" e politicamente correto discutir políticas de cotas e "desigualdade" tributando os ricos, do que simplesmente achar soluções sustentáveis visando o crescimento da sociedade a longo prazo. Por que discutir economia? O pobre está sendo explorado pelo rico e pronto, a resposta taí, simples como sempre.