Penso que a pessoa que demonstra ser "perfeita" se acha imperfeita. Mas não sabe que é a mais imperfeita das criaturas, porque não se perdoa, não perdoa os outros e não acha possível ser perdoada. Se acha condenada a disfarçar e padecer eternamente da sua imperfeição crônica. Se acha indigna e desprezível, e por isso acredita que nunca será amada verdadeiramente, e por isso desconfia de todos, não consegue entender o que é o amor. Ela precisa de autoestima saudável, como todos nós. Mas ela precisa disso urgentemente. Porém não admite.
Como lidar com alguém que sempre contraria, critica, rebaixa? Olhe com amorosidade a essência, a pessoa por trás de todo esse ego na qual ela se esconde, porque convenhamos, é apenas uma performance para esconder suas próprias fraquezas. Os nossos problemas relacionais são consequência dessa divergência de egos, então tenha compaixão, ajude no que puder. Caso a pessoa não queira ser ajudada, siga em frente. Não atribua verdade do que vem desta pessoa, você sabe quem tu és. Essa pessoa faz de tudo para, inconscientemente, rebaixar as pessoas ao nível dela, porque senão ela "morre" de baixa autoestima.
Primeiro que um pessoa que se enxerga perfeita é narcisista, e narcisismo é transtorno de personalidade. Essa pessoa nunca ira mudar e muito menos buscar uma ajuda, porque ela sempre vai se julgar perfeita justamente por ser narcisista. E por experiência de vida, não queira nada com alguém narcisista. Eles são o que são e isso nunca irá mudar.