Não tem como haver compreensão sem que fale sobre si de alguma forma. As pessoas fazem isso como método intrínseco de cooperação. Diminuir o estranhamento é importante para que não sejamos vistos como ameaça. É um comportamento de reflexo, em termos biológicos, para assegurar a sobrevivência.
eles respondem
02/07/2022 21h30
Porque todos nós somos egoístas. As vezes fico reparando esse comportamento em mim mesmo, tento controlar.
anônimo
02/07/2022 21h44
Não acredito que "todas as pessoas", são assim, mas apenas aquelas que são megalomaníacas, narcisistas, carentes, etc.

Falar de nós mesmos, sem excessos, dentro de um contexto lógico, é perfeitamente normal.

O que não é normal, são as pessoas que necessitam de atenção constante, que se acham superiores, que são carentes e gostam de se vitimizar o tempo todo, isso sim seria um desvio de conduta, a pessoa sempre querer ser o centro das atenções, supervalorizar e superdimensionar suas conquistas, habilidades e aptidões.