É muito bom.
Trabalha quando quiser, não pode ser mandado embora facilmente etc
anônimo
03/07/2022 19h22
Sim. Tenho plano de saúde e odontológico, vale alimentação e transporte, os descontos de contribuição são na folha e pro imposto de renda eles me retornam mil reais. 13° e férias 2x por ano, só trabalho de segunda a sexta. Eu faço vários nadas a maior parte do tempo,
03/07/2022 20h32
Quem não quer? Trabalha 40 horas por semana, geralmente ganha mais do que na iniciativa privada exercendo a mesma profissão, tem mais estabilidade, e folga aos finais de semana e feriado.

Dependendo do cargo, é uma bela mamata sim.

Mas nem todos os servidores tem vida boa, esses funcionariozinhos da prefeitura, por exemplo, tem uma vida bem pobrezinha, geralmente ganham pouquinho e trabalham arduamente.

Mas para exercer cargos públicos precisa prestar concursos, e não é fácil porque tem mais gente querendo uma boquinha, então você vai ter que se destacar, estudar bastante.

Os benefícios vão variar dependendo do cargo, de pouco a muito.

Não sou servidor público, mas conheço alguns.
03/07/2022 20h34
Depende do concurso, cargo, local
03/07/2022 20h39
O trabalho é chato, mas o salário e benefícios que tenho não compensa sair, eu levaria mais de 5a (provavelmente uns 10) pra ganhar o que ganho no meu cargo hoje contando os benefícios com a minha formação.

O chato é ter que lidar com a frustração, falta de propósito e motivação pra trabalhar, pq é realmente muito chato depois de quase 20a...
anônimo
03/07/2022 21h00
Olha, isso varia muito, não é uma situação tão "generalista" assim como dizem, pois depende de qual órgão ou qual esfera de governo, tem algumas áreas ou setores que são bem mais valorizados ou prestigiados do que outros. Vou dar uma dica: se possível, priorize concursos para cargos dos poderes legislativo ou judiciário, ou para os "setores nobres" do executivo (órgãos das áreas de administração e controle financeiro, segurança, diplomacia e correlatos), porque o resto infelizmente é uma miséria, salvo raras exceções. Falo por experiência própria: sou servidor da área educacional e lamentavelmente não é uma carreira tão valorizada como deveria ser, pois tem péssimos salários, benefícios reduzidos, plano de cargos estagnado há anos, conflitos hierárquicos, além de outras mazelas que nem compensa ficar discorrendo por aqui; nesse órgão onde trabalho a única coisa que vale a pena de fato é a estabilidade burocrática, já que as demais supostas vantagens são escassas em comparação com outras áreas do serviço público.
anônimo
03/07/2022 21h08
mil maravilhas, emprego dos sonhos.
anônimo
03/07/2022 21h18
Não me arrependo!! Jamais!!!

Aliás, só me arrependo de NÃO ter prestado antes.

Já são vinte anos em serviço público.
Ótimo salário e excelentes benefícios.
O serviço nem é tão pesado ou cansativo.
40 horas por semana.
Estabilidade.
Status.
Salário e benefícios na conta todo mês GARANTIDO, não falha, não atrasa nunca.

Enfim, em tempos de crise, é muito melhor estar em um emprego público do que na iniciativa privada.
E dependendo de quem ganhar as eleições esse ano, sinto muito pra quem é da iniciativa privada, comércio, indústria e serviços...
elas respondem
anônima
03/07/2022 19h22
Eu só fiz do IBGE temporário, então não tenho nada pra falar.

Mas meu irmão fez pra Fiocruz (ele é farmacêutico), tem mês que chega a ganhar 9 mil reais, ajuda a família toda.

Acho que continua sendo um dos poucos meios que pobre tem para melhorar de vida.
03/07/2022 19h24
É bem bom, mas se pretende entrar para esse mundo sugiro um bom plano de estudos para entrar logo num cargo bom.
A estratégia da escada funciona, mas é bem cansativa.
anônima
03/07/2022 19h52
Pra mim é maravilhoso! Salário acima da média e estabilidade. Valeu a pena estudar tanto
anônima
03/07/2022 19h19
Uma boa pergunta..