São termos psicanalíticos que visam reduzir o sofrimento do ego diante de uma situação de extrema tensão. Por exemplo, quando um ente falece, normalmente os filhos, parentes mais próximos são tomados por uma redução da consciência a fim de não assimilarem de início a situação, pois se assimilarem o sofrimento será insuportável. Vocês acreditam nisto ou já vivenciaram algo parecido?

elas perguntam
3 1
eles respondem
anônimo
15/03/2015 13h20
Eu acredito sim, são as estratégias que o nosso subconsciente cria para evitar o sofrimento, eu me lembro da aula de pós graduação quando nós conversamos sobre exemplos disso e como isso as vzs torna-se comum e não percebemos, por exemplo: Sou formado em enfermagem e por várias vzs nos pegamos insensíveis ao sofrimento do paciente, cumprimos o procedimento como se estivéssemos cuidando de máquinas mas por que? é uma estratégia de blindagem que a nossa mente realiza pois estamos rodeados de sofrimento por todo lado e se assimilarmos tudo, vamos sofrer junto com o paciente e no fundo a mente se auto preserva disso.
É por isso que a psicologia esta presente em várias grades da área da saúde =)
15/03/2015 13h05
Bom, não sei dizer ao certo...
Eu particularmente sou muito realista com essas coisas, de alguma forma consigo lidar 'bem' com situações extremas, acabo sendo um 'pilar' para quem não consegue lidar com o momento. Não digo que não sofro, todos sofrem, mas evito me permitir abalar e muito menos demonstrar algum sofrimento.
anônimo
16/03/2015 01h48
A principio eu minimizo o meu com um bom vinho kkk.. esse é um mecanismo ótimo de defesa, apesar de ser só uma "mascara" para a dor... sou firme em situações "extremas", mesmo que a dor esteja me consumindo por dentro, me mantenho firme... mas depois descarrego tudo quando estou sozinho, tem que botar tudo pra fora, pra dor passar.. deixar acumular a dor, é como encher uma banheira. vai enchendo.. enchendo ,,até ñ dar mais, e vazar tudo pra fora.. e daí é complicado... mas em frente às pessoas, não demonstro não.. tento manter a calma... quando vejo o sofrimento dos outros, e preciso ajudar, eu sou forte... muito forte.. consigo ser assim não sei porque.. mas quando não estou na situação ajudando, e só observando, costumo trazer p mim a dor, e me sensibilizo! :(
elas respondem
anônima
16/03/2015 23h56
Eu já identifiquei que minha mente apaga lembranças de extrema dor e só as libera depois de um bom tempo, mas não sei como explicar que isto tem afetado minha memória recente. Bem complexo este assunto e não tenho muita propriedade, mas acredito. E também tenho minhas válvulas de escape, como o chocolate.