claro
anônima
06/07/2022 00h33
Não
nada a ver uma coisa com a outra
anônima
06/07/2022 01h19
Talvez, no começo as igrejas interferiram bastante, mas não sei se essa interferência causou um grande atraso assim, a ponto de poder afirmarmos isso.
anônima
06/07/2022 07h34
Cara, talvez eu esteja falando asneira...

Os institutos religiosos (Principalmente Islâmicos), por acaso não possuíam pesquisas científicas e filosóficas?
eles respondem
anônimo
06/07/2022 00h46
Muitas figuras que contribuíram pra ciência também eram religiosas, como as que segue:

São Silvestre II
Guido d’Arezzo
Santo Alberto Magno
Roger Bacon
Jean Buridan
Nicolau Oresme
Nicolau Copérnico
Francesco Maria Grimaldi
Giovanni Battista Riccioli
Athanasius Kircher
Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Ruder Boskovic
Gregor Mendel
James B. Macelwane
Jean-Baptiste Carnoy
Georges Lemaître
Bonaventura Thürlemann

https://pt.aleteia.org/2017/11/17/17-cientistas-que-eram-tambem-sacerdotes-catolicos/
06/07/2022 00h40
Algumas coisas teriam sido descobertas antes, mas. Não acho que afete necessariamente
anônimo
06/07/2022 00h41
Sim, confia.

anônimo
06/07/2022 04h03
Em que pese eu ser Ateu.
Eu não vejo maior correlação entre uma coisa e outra.
06/07/2022 04h25
Estaríamos no Paleolítico.
anônimo
06/07/2022 05h24
Claro! A igreja católica proíbe o teletransporte porque você precisa ser desintegrado de um lado e reintegrado do outro tendo assim que passar pela morte. Logo temos que ficar horas num ônibus/avião/taxi e afins por culpa do papa.
Este é só um dos incontáveis exemplos que posso citar.
-Fonte: tireydoku.
06/07/2022 08h21
Hmm, é uma pergunta interessante.
Acredito que sim.