Realmente é de se observar o contraste... Mas sempre será aquele velha história: as armas não matam ninguém, quem mata são os humanos... O ser humano é ruim por natureza, salvo alguns q tentam com muito sacrifício dominar a si próprios e serem uma versão melhorada
Cada ato tem sua especifidade no seu país de origem.
Todo mundo sabe que nos EUA tem o livre acesso a armamento(depende do estado…State of New York por exemplo não permite venda e porte de arma). E quando acontece mass shooting(tiroteio em massa, isso acaba afentando a população local e a dos EUA inteiro).
Agora no caso do Japão, aqui arma é totalmente proibido(exceto Yakuza que eles conseguem arma ilegalmente)…nem a polícia usa no dia a dia.
Esse assassinato do Abe-san foi uma coisa rara que deixou todos os japoneses chocados. Na hora que eu escutei um japonês falando que o Abe-san foi baleado, eu fiquei assustado tbm, pq isso não é comum aqui no Japão.
A última vez que teve assassinato contra político foi em 1932 contra o premiê Inukai Tsuyoshi, mas naquela época os militares(sim, era a época antes da Segunda Guerra quando existia o Exército e a Marinha Imperial), alguns militares mataram ele.
Desde então só teve tentativas(o último foi em 1994) e nesses 28 anos teve poucas ocorrências com armas de fogo…mas eram casos bem pequenos até chegar nesse assassinato cruel(pq ele levou tiros nas costas…nem teve a oportunidade de ver quem era a pessoa que atirou).