Eu nunca vou casar/engravidar mas se eu fosse me casar com um homem eu não aceitaria levar o sobrenome dele de jeito nenhum, pois essa é uma tradição machista a qual eu sempre fui contra, e eu pergunto pra vocês porque o homem não leva o sobrenome da mulher? eu nunca ví nenhum homem receber o sobrenome da esposa, aliás eles não aceitariam isso jamais, ao meu ver a mulher receber o nome do homem é uma desonra pois é uma tradição que se vocês forem analisar bem foi criada para dizer que a mulher após casar vira propriedade do homem. eu sempre achei um absurdo esse negocio de nome de casada. tradição ridícula que tem que acabar pois a mulher não é posse do homem e ainda vou além se a mulher sustenta a casa ela também é chefe de família!!!

elas perguntam
36 30
eles respondem
anônimo
11/07/2022 08h06
Ha se lascar o povo q é casado q se entendam.
Vou ficar ligando pra mulher dos outros.
Se o cara bota o nome da mulher ou ela o dele o q eu tenho a ver...

Vc nem marido quer mas quer mandar na vida da mulher q tem marido.
Hoje tem esse povo safado querendo te dizer o q fazer com a sua própria vida.

Vc reclama mas tudo o q vc queria era um marido q mande em vc.
11/07/2022 08h07
feminista e uma vergonha mesmo, os coisas que uma mísera dessas fica levantando kkkkkkkll
11/07/2022 07h38
Não acho isso, minha esposa ama ter meu sobrenome inclusive usa mais que eu rsrs... não me sinto o dono dela por esse detalhe pelo contrário sinto que estamos construindo uma base onde em breve teremos nossos filhos e tudo em comum. A coisa é muito além de apenas um sobrenome.
11/07/2022 09h23
Vamos acabar com a tradição da mulher herdar o que for do marido também, o que acham kkk
anônimo
12/07/2022 20h57
Absurdo é você ainda não estar internada num hospício.
anônimo
25/09/2022 21h09
A tradição se deve ao fato de quanto o homem desposava a mulher, ela tornava-se parte da família dele, já que ELE deveria PROTEGE-LA era uma RESPONSABILIDADE DELE, alguns tratavam como posse sim, pelo sentido de posse e proteção se confundir, assim como muitos pais acham que são donos dos filhos, muitas coisas hoje em dia que tem relação com o homem são apontadas como machismo, analise o significado da palavra antes do movimento feminismo corrompe-la pelo amor essas briguinhas sem sentido cansam. Se o cara quiser ficar com o nome da mulher ótimo, meu colega Anderson fez isso e minha ex chefe disse que ele fez pq não era homem o bastante, então nada que um home faz ta bom pra vc e nunca estará, e tudo pq ele quer escravizar a mulher, nem todo mundo é um monstro quando tem um órgão fálico no meio das pernas, a minoria é, mas por gostar de circo apontam a minoria que erra como sendo regra pra descrever homem
11/07/2022 09h38
bom, se vc nunca vai casar ou engravidar, sua opinião é irrelevante.
anônimo
12/07/2022 23h11
Então se mude pra Indonésia e se case com um minangkabau, aonde o sobrenome é sempre o materno

anônimo
11/07/2022 09h27
Eh fake
anônimo
11/07/2022 07h58
Não é obrigado.
Normalmente fazem isso quanto tem nome estilo esse:
Herculana Bucetildes Oliveira do Carmo Souza.
anônimo
11/07/2022 07h43
Agora sim! A solução para o machismo. Finalmente temos a resposta.
Homens, agora só precisam: encontrar uma mulher; se apaixonar; corteja-la; e, com a graça de a conquistar, se casar com ela, mas... aqui está o segredo: não dar a ela seu sobrenome.
anônimo
11/07/2022 07h40
Concordo com você, e acrescento que do ponto de vista legal isso deixou de ser obrigatório já há quase 20 anos, desde que entrou em vigor o atual Código Civil, portanto se tal prática ainda persiste é por puro tradicionalismo de uma ou ambas as partes de um casal, uma vez que se tornou apenas opcional. E o mesmo Código instituiu a possibilidade de o marido adotar o sobrenome da esposa, e desde então essa nova modalidade vem se difundindo pelo país afora, se bem que modo gradual (hoje em dia vários homens aceitam isso sem nenhum preconceito, eu inclusive); aliás em certos lugares a coisa já progrediu a um ponto em que somente o homem adota o sobrenome da esposa e essa continua com o nome de solteira. Portanto, acho que o que falta é um pouco mais de difusão de informações corretas a fim de se eliminar esses resquícios de tradicionalismo/machismo que ainda perduram aqui ou ali.
anônimo
26/09/2022 20h50
A mulher deve abandonar o nome dos pais e usar o nome do marido .
26/09/2022 22h07
Juridicamente isso é facultativo desde de 77, mas somente em 2002 no novo CC que consolidou o mutualismo da união. Em que ambos são igualitários e solidários na relação.
Mas como nem tudo é flores, a tradição patriarcal prevalece. Logo você pode casar, mas de regra não é obrigada a seguir a tradição. Que aliás é a maior burrice que uma mulher ou homem faz, pense no trabalho que dá pra mudar o nome
anônimo
26/09/2022 23h20
Ah moça vai a merda e para de encher o saco, porra!
anônimo
11/07/2022 07h33
Absurdo é a mulher mandar no país.
25/09/2022 21h24
Não é obrigada
anônimo
25/09/2022 21h45
Meu sobrenome não foi achado no lixo não. Solteiro durmo, solteiro levanto, mas não dou meu sobrenome prá porra de mulher nenhuma.
anônimo
26/09/2022 22h40
O varão da casa deve marcar a mulher com o seu nome para que toda a sociedade saiba que é o dono dessa fêmea. É o mesmo princípio de marcar com ferro em brasa as éguas e vacas que o proprietário mantém no seu rebanho.
26/09/2022 22h41
Já acabou,pode ficar tranquila.
Conheço varias mulheres casadas que não mudaram o nome
anônimo
12/07/2022 23h03
Vc precisa de ter um filho
11/07/2022 07h44
O seu sobrenome veio do seu pai ou do avô materno. Mulheres modernas falam coisa nada a ver, é por isso que o mundo está estranho, as pessoas são infiéis descaradamente, etc.
11/07/2022 07h58
Mas vc não é obrigada a aceitar.

Minha mãe por exemplo não quis adotar o sobrenome do meu pai(o q até facilitou quando se divorciaram pq ela não precisou trocar nenhum documento). O homem até pode adotar o seu sobrenome e até vcs terem o mesmo sobrenome(vamos supor q seu sobrenome seja Silva e o dele Oliveira, vcs dois podem adquirir o Oliveira Silva)
11/07/2022 09h32
Suelen, isso não é obrigatório no Brasil a muito tempo.
anônimo
12/07/2022 21h11
Com tanta mulher no mundo que pensa diferente dessas feminista de hoje em dia porque eu ficaria atrás de quem que chama atenção isso e uma palhaçada não gosta de homem mais senta chorar para fazer tatto e da o cu sorrindo
anônimo
12/07/2022 21h12
mulher nao merece levar nome de nada
o lugar da mulher é levado chifre.
12/07/2022 23h01
É ainda mais absurdo que as pessoas se casem.
12/07/2022 23h07
Não gostar é uma coisa mas reclamar assim, vai entender! No fundo, você queria ter um casamento e não admiti.
12/07/2022 23h08
Tem tanta coisa melhor para se discutir na vida, e você querendo discutir um ponto tão raso igual esse. Só pra você ter uma ideia eu levo o nome da minha mãe primeiro e último do meu pai.
25/09/2022 21h22
É uma ótima tradição, minha esposa vai ter o meu, espero que continue existindo.
25/09/2022 21h26
Você sabe que pode continuar usando o nome de solteira né?
Inclusive seus filhos podem ter o sobrenome dos avós, ambos os nomes.
25/09/2022 22h35
Besteira, ideia de mulher imatura !!
25/09/2022 22h37
E a pessoa vai perder a oportunidade de ter um sobrenome que começa com a letra Z?
Oportunidade única!
É para poucos!

Kkk
elas respondem
anônima
11/07/2022 07h26
Acho que você é um fake querendo causar.
11/07/2022 07h31
Acho que se o cara tiver um sobrenome mais bonito que o meu eu quero
11/07/2022 08h25
Quando casar vou usar o sobrenome do meu marido kkk nem ligo
anônima
12/07/2022 23h04
Eu quero levar usar o sobrenome do meu macho
11/07/2022 07h43
Acho nada. Nem é obrigatório isso. A gente gasta energia se indignando com umas coisas que talvez nem precisam, com coisas mais importantes a gente não gasta essa energia toda.... Coloca o sobrenome do marido, da esposa, do papagaio... Quem quer. Quem não quer, tem a opção de não colocar. Nenhuma dificuldade nisso
11/07/2022 07h40
mas não é obrigado, usa quem quer. e homem pode usar o da esposa tbm.

eu acho uma completa perda de tempo, depois tem que tirar todos os documentos do zero.
11/07/2022 08h41
Já acabou faz muitoooo tempo podendo inclusive o homem pegar o sobrenome da mulher.
Eu coloquei o sobrenome e pensa na burocracia depois do divórcio, enfim, parece bonitinho mas não recomendo a ninguém que o faça, não é um sobrenome que vai definir amor ou o quanto se importam um com o outro.
anônima
11/07/2022 07h56
Usa quem quer. Muito mimi feminista de merda.
25/09/2022 22h53
Acho que isso é uma grande tolice.
Se eu casar, algum dia, farei questão de ter o sobrenome do meu marido.
anônima
11/07/2022 08h54
Vc veio do saco do seu pai sabia?
Isso é machista tmb?!
11/07/2022 08h10
Se for um sobrenome bem bonito eu quero, mas se for comum deixo o meu msm
anônima
25/09/2022 22h33
Entendo que a prática de adicionar nome do marido vem como tradição mesmo q vc já considere machista, na antiguidade era motivo de honra.
Entretanto não sou a favor nem contra, imagino que se ambas as partes desejarem, continua válido acrescentar o sobrenome do esposo porém fica uma dica, quando separar, terá q modificar todos os seus documentos caso queira tirar esse sobrenome e é uma grande burocracia…
26/09/2022 20h41
Concordo com você, e depois se caso separar ainda tem que arrumar todos os documentos
anônima
21/02/2023 22h38
Putz chata
anônima
25/09/2022 22h54
Sim hoje em dia n é mais obrigatório caso vc n queira. Eu tbm acho que é uma coisa q hj em dia n vale mais a pena
26/09/2022 20h38
Indiferente, mas só troco se for mais bonito que o meu
26/09/2022 20h39
Também não quero
anônima
26/09/2022 20h47
Só leva quem quer na verdade.

Os meus pais são casados a 23 anos e não partilham nome de família.

Se a 23 anos já era assim, hoje em dia não deve ter desivoluido.
26/09/2022 20h47
A questão do sobrenome nem é obrigatória, coloca se quiser. Inclusive, o homem também pode adicionar o sobrenome da mulher. Você está bem atualizada pelo visto.
anônima
26/09/2022 22h44
Se for Silva, Pereira, Souza, Santos eu quero não kkkk
26/09/2022 20h49
Se vc não concorda, é só não fazer.
Tem pessoas que não enxergam problema nisso.
anônima
26/09/2022 22h41
Concordo 100% com vc
26/09/2022 20h53
Eu acho bem indiferente, hj em dia não tem lógica nenhuma eu até posso ter o nome dele, mas continuaria usando o meu
anônima
26/09/2022 20h55
Acho que entendo porque funcionava assim. Minha família tem mais de 6 séculos passando sobrenome. Vou de jeito nenhum menosprezar isso.
E ao me casar vou adicionar o sobrenome nome do marido completinho. E os filhos receberão o meu sobrenome tambémm
anônima
26/09/2022 21h00
Não acho que seja machista.
John lennon quando casou com a Yoko adotou o sobrenome Ono.
anônima
11/07/2022 09h45
Q isso amiga vc é feminista? Se o cara ter um sobrenome bnt eu qr, agr se ter um sobrenome feio qr ñ.
anônima
12/07/2022 20h55
Recebe quem quer sua chata
25/09/2022 22h43
Filha, isso fez parte de um período. Hoje em dia não é obrigatório. Eu não farei pelo simples fato de não querer tirar novos documentos. Por que tanta amargura com um assunto tão simples?
Conheço um casal que em que cada um adotou o nome do outro. Ficaram com nomes parecendo que são irmãos kk
25/09/2022 21h19
Não é obrigada colocar, vc pode manter o seu ou acrescentar o dele!
25/09/2022 22h34
Eu não mudaria