O que vocês acham da fala da Luciana Genro, Candidata a Presidente nas eleições de 2014, sobre aula de Educação Financeira nas escolas?

“É ridículo, porque o problema das finanças das famílias cujos filhos estudam nas escolas públicas não é de educação financeira, é de falta de dinheiro”, afirmou a ex-candidata à Presidência da República. “O salário das pessoas não chega até o final do mês. Então, elas são obrigadas a se endividar para sobreviverem, para comprar um botijão de gás, arroz, feijão.”

A deputada estadual Luciana Genro (Psol-RS) votou contra o Projeto de Lei (PL) 231/2015, que torna obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

Foi a candidata do seu partido à Presidência da República nas eleições de 2014

elas perguntam
23 11
eles respondem
14/07/2022 15h23
Educação financeira nas escolas é necessário. Eu sei bem dessa realidade da maioria dos brasileiros de não ter dinheiro para passar o mês. Nosso País é extremamente desigual e uns 80% da população vive com menos de R$ 2.500,00 e a maioria vive com 1 salário mínimo. No entanto, mesmo nessas condições financeiras, é válido ensinar desde novo. Muitas pessoas caem em financiamentos absurdos de carro/casa ganhando salários baixos. Não tem noção de juros do cartão de crédito etc. Noções básicas devem ser dadas para poderem administrar melhor as coisas e não criarem condições piores do que já tem ou melhorarem as condições que tem.
14/07/2022 15h25
Acredito muito que a educação financeira vai um dia fazer parte da maneira correta.

O que ela fez, foi tentar empurrar a sujeira pra baixo do tapete, usando uma muleta...
anônimo
14/07/2022 15h25
Sou totalmente a favor, e mais, nas aulas deveria ser mostrado o quanto custa ter um filho por anos, até os 18 anos.
Mas a deputada não está totalmente errada, meus pais criaram 3 filhos, sem planejamento financeiro, mas meu pai ganhava bem na época.
anônimo
14/07/2022 15h27
Educação financeira nas escolas é essencial, as escolas precisam preparar os jovens pro mundo, faze-los pensarem como empreendedores, destravar a criatividade deles.

Realmente uma grande parcela da população é financeiramente miserável, e um pouco de noção financeira a eles ajudaria sim a faze-los enxergar o dinheiro de outra forma.

Essa mulher é uma brincalhona.
anônimo
14/07/2022 15h57
como ser contra? Isso já deveria estar acontecendo há décadas. Mas os políticos querem a população burra.
anônimo
14/07/2022 15h22
A favor, mas não como o Lula quer, definir o que a pessoa precisa para viver. Como o Kim fala: "Ele acha que vai administrar melhor o dinheiro dos outros, do que os próprios outros".
anônimo
14/07/2022 21h13
A favor
14/07/2022 20h24
Luciana genro é uma otaria, sou a favor da educaçao financeira
14/07/2022 15h31
Eu sou favorável. Administrar o próprio dinheiro é algo que todos deveriam aprender desde pequeno para não cair em armadilhas. Conheço muitas pessoas que parecem estar bem mas possuem vidas financeiras totalmente desorganizadas com dívidas enormes.
14/07/2022 15h27
ultimamente acho que educação não leva a nada. tem que trabalhar desde os 12 anos hoje em dia. deviam trocar aulas por cursos preparatórios nas escolas e da pra fazer porque o E.T.E é assim.aff
anônimo
14/07/2022 15h23
Sou a favor.
anônimo
14/07/2022 15h40
Ensina os pais que estão endividado
anônimo
23/10/2022 18h03
Contra,o pobre tem que continuar pobre para votar no pt
anônimo
23/10/2022 17h47
Sou a favor
14/07/2022 23h38
Sou totalmente a favor.
14/07/2022 15h23
Sou contra a existência de escolas.
anônimo
14/07/2022 21h12
Concordo com ela, educação financeira tem que ser só para filho de rico que vai saber usar o dinheiro para viajar e estudar, gerar mais dinheiro. Filho do pobre se tiver dinheiro sobrando vai gastar com cerveja e churrasco no pagode e baile funk.
14/07/2022 20h58
Deveria ser empalada em praça pública
14/07/2022 20h21
Sou contra qualquer tipo de educação.
14/07/2022 15h21
Faz sentido,mas acho que não daria certo
anônimo
14/07/2022 15h58
A favor que deixe de existir escola.
elas respondem
14/07/2022 23h00
Seria o fim dos juros abusivos.
anônima
14/07/2022 15h26
Totalmente a favor.
anônima
14/07/2022 20h57
Achei nada a ver esse argumento dela. Óbvio que a miséria é um problema, mas nem todos que estudam em escola pública são pobres e de qualquer forma isso não diminui a importância de aprender sobre finanças.
14/07/2022 23h25
Não é nada estranho uma deputada de esquerda ser contra o ensino de educação financeira. O pensamento de esquerda é incapaz de compreender o sentido de "educação financeira". Para esquerdista o lucro é algo condenável e os empresários são inimigos a combater. Com esse tipo de pensamento seria necessário acabar com a doutrinação de esquerda nas escolas para só depois ensinar algo sobre educação financeira. Ou seja: esquerdistas sempre serão contra a educação financeira!
anônima
14/07/2022 15h32
Tá ela não mentiu sobre isso, isso realmente acontece, famílias com endividamento porque simplesmente faz empréstimos pra comprar alimento porque não sobra mais nada depois de pagar as contas básicas do mês, eu só não entendi no que a educação financeira atrapalha nisso, nada, só melhora pra diminuir as chances de chegar nesse level.
anônima
14/07/2022 16h38
A favor
14/07/2022 15h33
Concerteza super a favor
anônima
23/10/2022 18h07
Na minha escola tínhamos essa matéria.
anônima
23/10/2022 17h59
Eu sou a favor da educação financeira para que os alunos que no futuro possam aprender a economizar o dinheiro para ficar cada 10 vezes mais rico
anônima
23/10/2022 17h53
Não sei!
Sou a favor de aulas de libras para todos
Direito básico
Economia básica
Ciências politicas
Informática básica