Depende muito.
Na empresa privada você tem mais chances de ganhar altos salários sem precisar estudar tanto.
No caso do concurso, para você ter um salário alto, digamos, acima de 6 mil por mês, você precisa soltar sangue nos livros, estudar muito mesmo.
Entretanto, na empresa privada, você tem menos estabilidade em comparação com o setor público, que após um determinado tempo garante estabilidade total.
Mas veja, no setor privado você tem o incentivo para estar sempre melhorando como profissional, trabalhar em várias empresas, ter vários contatos, conhecer várias pessoas e modelos diferentes de negócios, muitas dessas empresas te mandam até para outros países dependendo do seu cargo, experiência essa que dificilmente você conseguiria sendo concursado. A não ser que você trabalhe como comissário, ou algum cargo ali próximo do governo.
O concursado tem uma vida mais parada, "estagnada", nesse sentido. Não há muitos incentivos para um servidor público melhorar como profissional já que o salário e a estabilidade estão tecnicamente "garantidos".
Na questão salarial, isso é muito relativo. Muitas pessoas dizem que concurso paga mais, é verdade, só que as vezes você tem que se matar estudando para passar em um concurso para ganhar 20%~30% a mais do que no setor privado.
Veja, eu tinha um conhecido que se tornou grande em um hipermercado da região, tirava um salário por volta de 8 mil reais por mês, a única coisa que ele fez foi terminar a faculdade e trabalhar certinho, não precisou, digamos assim, ter que passar horas, dias, meses estudando e se preparando para um concurso. Para você passar em um concurso que ganhe o que ele ganha, você não apenas vai precisar de vários titulos, mas também de muito estudo.
Enfim, é como eu disse, depende muito do que você quer para sua vida, mas acho que você deve ir tentando nos dois, não precisa resumir sua vida a uma coisa só, vai tentando e ver onde você se encaixa melhor e que te faz mais feliz.