Olá gente, eu e meu esposo temos 24 anos. Moramos de aluguel triplex localizado num condomínio num bom bairro de nossa cidade. Pagamos R$2.600 por mês de aluguel. A renda do meu esposo é de R$10 mil e somada com a minha (não tenho salário fixo) ganhamos R$20 mil por mês, mas em meses em que vendo bem ganhamos 30.
Meu esposo odeia financiamentos e deseja esperar pra comprar uma casa à vista um dia, mas mesmo ganhando muito bem gastamos bastante e não juntamos o necessário pra comprar uma casa à vista. Por mim financiaríamos um apartamento ou casa mas ele não concorda e acha que viver de aluguel é mais vantajoso. O que vocês acham e qual a experiência de quem já financiou a casa própria? Se arrependeu?

elas perguntam
17 14
eles respondem
23/07/2022 15h26
Eu moraria debaixo do viaduto com uma conta em uma academia que tem chuveiro.
anônimo
23/07/2022 15h25
Larga esse cara e vem comigo, ganho 14 mil.
anônimo
24/07/2022 12h20
Sim, seria mais vantajoso para mim, se o preço do aluguel fosse adequado.
23/07/2022 16h47
Do que eu entendo de financiamentos em geral,a tendencia é dobrar ou até triplicar o valor do produto em comparação com comprar a vista.
Ja comprei uma moto 50cc financiada uma vez,o preço dela era de 4800 a vista,financiado deu quase uns 8000 reias.
Só que no caso do seu marido,acho que ele esta sendo um pouco contraditorio,não quer financiar mas quer viver de aluguel que é quase a mesma coisa só que pior até,porque no financiamento pelo menos voce vai ser o proprietario do produto um dia e não vai mais ter que pagar,no aluguel voce paga até quando puder e nunca vai ser o dono daquilo
23/07/2022 19h24
Com certeza ñao, acho que vcs precisam de educaçao financeira.
Morar de aluguel é para quem ñao pode comprar uma casa mais vcs poderiam sim.
24/07/2022 12h19
Olá!

Certo, ganham R$ 20.000,00.

Aluguel: R$ 2.600,00.
Sobra: R$ 17.4000,00
Custos extras: R$ xx.xxx.xx
Sobra: R$ 7.000,00/mês
Sobra: R$ 84.000,00/ano

Levaria cerca de 10 anos somente guardado. Mas, considerei um investimento em título público para vocês, para retirarem somente em IPCA+ 2035, daqui 13 anos.

Vamos lá, considerando um investimento inicial de R$ 100.000,00 e aportes mensais de R$ 7.000,00 no final do período teriam investido R$ 1.171.000,00 e vão receber R$ 2.132.000,00.

Conseguem comprar o AP e sobra uma grana. Caso queiram chegar no valor em 2026, tem que aumentar o aporte para R$ 10.500,00/mês. Busquem por tesouro direto no Google e façam as simulações, identifiquem o que ficar melhor com a realidade de vocês. Um financiamento pode parecer interessante, mas vocês tão gastando 2600, quando isso representa do triplex? Se for menos de 0,3% te valendo a pena se comparado com a inflação, enfim...

Meta: R$ 800.000,00.

Eu pegaria esse R$ 800.000,00 e guardaria mais R$ 200.000,00, daria uns R$ 8.000,00 de lucro, pagaria 5k de aluguel em um AP de 1.5milhoes e ainda investiria 3k para sempre.
24/07/2022 13h13
Eu tô na dele de juntar pra comprar avista, se não sobra dinheiro tenta dar uma cortada em alguns gastos não essenciais pra conseguir juntar grana, eu não pretendo fazer financiamento na minha vida pois vc se prende em uma dívida em que não sabe o dia de amanhã vai que acontece algo que impessa de pagar a finança, falo isso pq na minha família já teve um de se deu mal financiando uma casa aí 5 anos depois as coisas dispararam de preço e hj trabalha pra pagar financiamento pois o salário todo dele vai pra pagar dispersas como conta de luz e etc e financiamento.
anônimo
23/07/2022 16h28
Continuaria no aluguel.
Sabe quanto de dinheiro você consegue juntar com uma renda alta? Pra que se prender em um financiamento?
23/07/2022 16h27
Eu iria morar na calçada.
23/07/2022 16h21
Quem tem boa renda e vive de aluguel, precisa ser um bom aplicador de renda, para investir e alavancar a longo médio prazo.
Não parece ser o caso de vocês, já que diz que gastam muito e provavelmente não economizam para essas aplicações de investimento
anônimo
23/07/2022 16h15
Com 20 mil na mao teria 100k em 1 mes entao eu faria uma casa planejada e auto sustentavel pra economizar
23/07/2022 16h13
Eu gostaria mais de construir uma casa, sai uns 30% mais barato
anônimo
23/07/2022 16h00
Não sei ao certo, fazer um financiamento de uma casa é algo que tem que ser pensado muito bem antes de fazer. Acho que só faria se eu tivesse uma boa reserva depois de dar entrada e tivesse muito bem estabilizado no trabalho.
anônimo
23/07/2022 15h58
Não
anônimo
23/07/2022 15h47
Melhor comprar uma casa pra ficar de garantia, caso ocorra algum imprevisto
23/07/2022 15h32
Eu compraria, mas apenas através do financiamento. A vista é mais vantajoso investir no tesouro direto.
23/07/2022 15h25
Não, moraria na rua para conseguir guardar ainda mais dinheiro.
elas respondem
23/07/2022 15h51
Não, porque eu acho que aluguel é um dinheiro morto.
Não sei como as despesas de vocês são, mas eu acho que vocês têm boas condições para poupar um bom dinheiro, pelo menos para dar uma bela de uma entrada em um imóvel.

Ah, e o aluguel de vocês é bem salgado. Vocês poderiam alugar um imóvel mais em conta.
anônima
23/07/2022 15h24
Nunca compraria uma casa.
anônima
23/07/2022 16h42
Eu com 20 mil resolveria maior parte dos meus problemas
23/07/2022 16h47
Lógico que não.
24/07/2022 12h20
Não vejo nexo.

Não é porque ganha 20mil por mês que significa que a pessoa quer comprar uma casa. Cada um tem suas prioridades.
anônima
23/07/2022 16h26
Não.
anônima
24/07/2022 12h23
Financiei, não arrependi.
Gastar r$30 mil e não ter planejamento ou investimento é
Loucura..
Faça um investimento que não seja arriscado (ouro), compre um imóvel inferior a vista ou com menor tempo.
Importante é pensar no amanhã, se perderem o emprego / crise, vão conseguir manter a renda?
anônima
24/07/2022 12h23
Compraria uma linda casa para mim.
24/07/2022 12h27
Compraria uma casa ou apartamento aliás ninguém sabe o dia de amanhã e aluguel e um dinheiro que não volta mais
24/07/2022 12h29
Se gastam muito é complicado né.

Eu ganhando 20 mil por mês faria economias durante pelo menos 1 ano, gastando apenas 5 mil e guardando 15 mil todo mês, em 1 ano teria uns 180 mil... o suficiente para comprar uma casa boa.

Mas vi nos comentários que vcs querem uma casa caríssima... então piorou. Na minha opinião vcs gostam muito de luxo, então não faz parte da minha realidade.
anônima
23/07/2022 15h56
1- se um casal que tem a renda mensal de 20 a 30 mil não consegue comprar uma casa... quem sou eu pra tentar.

2- estude um pouco mais sobre investimentos, muitas vezes é melhor vc continuar morando de aluguel e investir seu dinheiro e ter bons rendimentos, do que ter uma casa própria. Porém se vc não investe e tmb não compra uma casa com essa renda, acredite vcs estão fazendo algo errado.
anônima
23/07/2022 15h51
Vc vende o quê?
Juntando o dinheiro dos dois dá pra comprar uma casa logo. Vcs têm que ter o teto de vcs, a vida muda e talvez essa boa situação uma hora acabe, daí vcs vão ter que viver de aluguel.

Tá parecendo que ele não quer construir patrimônio com vc, porque casamento acaba e depois pra dividir tudo dá muita dor de cabeça.
23/07/2022 15h50
O prazo do financiamento pode assustar num primeiro momento, mas se se planejarem direito, conseguirão quita-lo em menos da metade do tempo. Todos devem ter um planejamento financeiro a longo prazo e isso inclui também a construção de um patrimônio. O casal pode ganhar 100 mil por mês, se não há planejamento, não há prosperidade.