Ficaria no Brasil, estamos às vésperas de uma guerra mundial, crise econômica e de alimentos. É bom esta distante do continente (europa) que vai ser o epicentro de tudo. O Brasil não tá bom e nem vai melhorar, mas tá em casa e aqui comida é mais fácil desenrolar e estaremos distante da guerra.
Cara, sei lá, se você já fez um concurso e tá estabilizado no Brasil ganhando muito bem, vale a pena permanecer no Brasil mesmo, mas se você ainda não conseguiu nada e tem a oportunidade de ir para um país desenvolvido, vale muito mais a pena.
Ano que vem o Brasil vai sofrer as consequências das gastanças com políticas públicas, e tanto Lula quanto Bolsonaro não estão preocupados com a situação fiscal do nosso país.
Se a coisa aqui debandar de vez, não tem concurso público que irá te salvar fera, a não ser que você se torne um membro do Ministério Público. Só para você ter uma ideia, hoje em dia, o cara que ganha R$ 5 mil reais aqui no Brasil, ganha, na verdade, apenas U$ 1 mil dólares. Isso é a metade da média do que um americano pobretão ganha por mês, por exemplo.
O salário mínimo brasileiro está por volta de 300 dólares, e o salário médio, 400 dólares, uma mixaria.
Especialistas acreditam que, se hoje o Brasil adotasse medidas de contenção para reverter a situação lamentável da qual se encontra a economia brasileira, levaria, pelo menos, uns 10 ou 15 anos para que voltássemos a ter o mesmo padrão de vida do início dos anos 2000. Isso se o Brasil permanecesse crescendo, e sem cometer erros por todos esses anos, ou seja, esquece que o Brasil vá se tornar um bom país a curto prazo, isso aqui vai piorar e muito se continuar insistindo nesse modelo econômico fracassado.