concordo em partes com você e já refleti muito sobre isso. A minha visão atual da vida ainda é semelhante à tua, porém, um pouco mais "pé no chão".
Digamos que, atualmente, eu não acredito que Deus seja necessariamente Mal, acredito que ele seja somente alguém com muito poder e com pouca responsabilidade, mas que em geral, tem boas intenções através de métodos questionáveis. Na minha visão é como se o nosso universo fosse uma versão beta do que pode-se chamar de "universo perfeito", acredito que no início, Deus até tentou, mas fracassou, ao tentar criar a vida e uma lei natural sustentável e justa, olhe por exemplo, os animais herbívoros. Eles são perfeitamente justos com as Árvores, pois a Árvore não precisa morrer para alimentá-los, pelo contrário, precisa que eles se alimentem de seus frutos pra poder se reproduzir, parece até um modelo "perfeito" de vida né, ambos se mantém vivos e se ajudando, porém, a lei natural tinha "bugs", e dai nasceram os onívoros, carnívoros, etc. Ou seja, a lei da seleção natural é um algoritmo errôneo.
Acredito que quando Deus fez o nosso universo, é como se estivesse mais preocupado nas leis da física e química, do que em todo o resto. Imagino também que Deus não seja perfeito, e que não tenha poder de voltar no tempo ou desfazer algo.
Enfim, pra mim Deus é um ser que tenta se redimir através do conhecimento que nos é passado pelas leis que ele mesmo escreveu no Cosmos. Deus é um cientista. E a ciência é a única religião que pode te aproximar dos pensamentos de Deus, Einstein já dizia isso e eu assino embaixo.