Sempre percebo pessoas que já ganham bem querendo mais e mais dinheiro e hoje, em especial, ouvi dois caras conversando na faculdade que não daria pra ter uma vida digna ganhando menos de 5 mil por mês. Eu fiquei encucada com isso e comecei a pensar que talvez tenha algo errado com meu pensamento. Por que na minha cabeça com uns 3 mil mensais eu já poderia ter as coisas que eu gostaria de ter. Supondo contas mensais que cheguem a 1500,00 reais (incluindo comida, luz, água, internet, inss) 1mil de imposto e mensalidade de carro e ainda sobraria uns 500 pra juntar todo mês para uma possível viagem nas férias ou outra diversão. Estou sendo muito inocente? To deixando de considerar muita coisa? Podem ser sinceros. (Não quero ter filhos, não considerem aluguel de casa, pq segundo meu pai a casa que ele aluga será minha quando eu precisar morar sozinha, não considerem faculdade, pois estudo em uma pública) e me digam quanto em média é necessário pra ter uma vida 'normal'

elas perguntam
2 4
eles respondem
anônimo
21/02/2017 21h52
Sim, está.
A primeira coisa que se deve considerar é o lugar onde você mora. Por exemplo: em SP o custo de vida é alto, mas os salários tendem a ser mais altos também.
Seguindo, no seu orçamento eu senti falta os gastos não recorrentes - isto é - roupas, coisas para a casa, remédios, gastos com lazer em geral etc.
Mais, você colocou um carro na conta. Bem, o carro precisa de gasolina, paga imposto, seguro, manutenção.. tudo isso está fora do seu orçamento.
Por fim, a média necessária varia muito dependendo de onde você mora. Quando eu fui morar sozinho eu ganhava R$3000 e foi bem apertado. Lembrando que isso faz 5 anos, ou seja, corrigindo esse valor pela inflação é mais de R$4000. O que ajuda muito é morar com alguém, seja amigo/amiga ou namorado/marido.
anônimo
21/02/2017 21h55
Pensa que no Brasil o salário mínimo hoje deveria ser de quase 4mil reais..
Tenso.
TENSO
https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2017/01/04/salario-minimo-em-dezembro-deveria-ser-de-r-385623-segundo-dieese.htm
elas respondem
21/02/2017 22h05
Eu acho 5mil pouco se contar que o governo vai querer meter a boca em 27% da sua renda.
Eu moro só e minha despesa e a seguinte:

Financiamento 780,00
Condominio R$ 200,00
Alimentação R$ 700,00
Luz R$ 100,00
Telefone e internet R$ 140,00
plano de saude R$ 180,00
--------------------------------
Total R$ 2120,00

Não estou contando com gastos de carro por que nao tenho e não pretendo ter.
Mas tenho gastos com uber e onibus
tenho gastos com roupas
tenho gastos passeios
todos são gastos minimos , NADA ESTRAVAGANTE, só que aqui qualquer lanche éR$ 30,00, qualquer sentada na mesa de um bar R$ 50,00

Então os gastos para mim morar sozinha, SEM luxo, é de algo em torno de R$ 3000,00

ou seja se o governo te tira quase 30% de R$ 5000,00, voce vai receber em media R$ 3500,00, e desse dinheiro só vai economizar R$ 500,00
21/02/2017 22h08
Meu padrão de vida sempre foi esse:
Em torno de R$20 mil reais por mês.
21/02/2017 21h44
Em suas contas só esta faltando o lazer, que para mim conta muito. Cinema, restaurante, pousada, viagem curta, museu...
21/02/2017 21h45
Acho que isso depende de cada pessoa e de cada situação. Vejo famílias se sustentando com mil reais mensais. Digo, cada estilo de vida requer uma quantia mensal - o que não acho relevante. Estude, trabalhe e faça da sua vida aquilo que lhe agrada, independente da quantia do teu salário, se vc vive bem... Ta tudo certo.