1- Emprego concursado e estável, com possibilidade de crescimento, porém, lento,
2- Oportunidade de um emprego CLT com grandes chances de crescer rapidamente, porém não tem aquela estabilidade.
Sou concursada e se eu recebesse uma proposta CLT de ganhar o dobro que ganho, eu não iria. Tenho amigos que ficaram anos trabalhando em cargos de diretores na iniciativa privada e levaram uma rasteira com uma demissão inesperada.
Não esqueça que CLT vc pode ser mandando embora a qualquer momento. Então mesmo que vc esteja desempenhando um bom trabalho, quem te garante que daqui uns 5 anos não te mandem pra rua? Daí vc volta pra estaca zero, aquele sofrimento de procurar emprego de novo.
No concurso, a estabilidade é o melhor que tem, não vai existir a preocupação de faltar comida na mesa, de ter medo de comprar algo caro pelo receio de ser mandado embora e não ter dinheiro pra pagar, nem vai precisar enviar milhares de currículos pra ver se alguém tem compaixão e te dá um emprego.
Depende da situação individual/familiar de cada um, no meu caso como vim de uma família desestruturada por separação dos pais e por conseguinte disfuncional em termos financeiros, eu preferi um emprego público com estabilidade, se bem que onde me inseri (área educacional) infelizmente tem salários bem precários e plano de carreira não muito atrativo.