Eu tava pensando sobre isso ontem antes de dormir, depois de ouvir um podcast. Se é uma condição genética/ambiental e sem recuperação, e a pessoa não pode escolher entre ser bom ou não em casos graves, já que nunca sequer vai conhecer o quê é empatia ou bondade, até que ponto aquela pessoa tem culpa pela loteria genética e ambiental que a aconteceu?

E, pra quem acredita em Deus/tenha fé/possua alguma religião, existe punição divina pós morte pra alguém assim?

Resolvi compartilhar pra ouvir outras opiniões interessantes. Espero que não soe como "passada de pano" pra nada.

elas perguntam
13 6
eles respondem
20/08/2022 12h35
A pscopatia não é adquirida o indivíduo já nasce assim já a sociopatia pode ser desenvolvida dependendo do que a pessoa tenha vivido
20/08/2022 12h36
Eu sou leigo nesses assuntos, porém acredito que embora a pessoa não tenha culpa dessa condição psíquica que possui (da ausência de empatia), ela pode muito bem seguir princípios éticos como todas as outras pessoas. Empatia é um fator emocional. Ética é um fator racional (para Kant por exemplo). Logo a incapacidade de sentir empatia não autoriza a prática de condutas antiéticas.
Quanto ao pós morte dessa pessoa, não acho que haja uma punição divina, daquelas que os cristãos acreditam. Acho que essa pessoa pode reencarnar numa vida que exija mta empatia dela, para que ela trabalhe esse lado que não trabalhou em vidas passadas. E acho que se ela causou sofrimento em vidas passadas, a tendência é que ela experimente esse mesmo sofrimento em alguma encarnação, por uma questão de equilíbrio cósmico msm.
20/08/2022 12h32
Não vou falar de culpa ou tal, vou focar no penúltimo parágrafo.

A psicopatia pode ser uma carga cármica que a pessoa pode ter recebido como missão para a família ou expiação própria. Pode ser um espírito que ainda apresenta muito conflito e isso se manifesta como uma dessas condições mentais e etc.

A punição é a pessoa ter que reencarnar mais vezes até conseguir se elevar o suficiente e se desapegar.

Naturalmente, minha visão espiritual, caso a sua seja diferente, a respeito totalmente.
20/08/2022 12h24
Então, já assisti diversas séries sobre psicopatas. Tenho interesse sobre o assunto, pois é uma questão mental fora dos padrões. No geral, a maioria dos psicopatas nascem assim e não há o que possam fazer sobre. No entanto, há alguns casos que "o meio cria o monstro". E normalmente, tem relação com o seio da formação humana, que seria quando criança e na juventude. Seja nas relações familiares ou sociais. Na maioria das vezes são questões familiares. Infelizmente, em nenhum desses casos vejo culpa neles, mas, óbvio que não dá para deixá-los gozando de liberdade plena. Parece controverso, mas é algo que tenho absoluta certeza que não controlam; que é um vício.
20/08/2022 13h18
Se fez alguma maldade com outra pessoa, deve-se ter a mesma experiência como punição
20/08/2022 12h29
Não é sobre "culpa", é sobre Segurança. Qualquer pessoa que possa representar um risco para a sociedade deve ser afastada de alguma forma.

Felizmente ou infelizmente, a vida é assim, as circunstâncias ditam o seu destino.
anônimo
20/08/2022 12h29
Você parte de uma premissa falsa.
"e a pessoa não pode escolher entre ser bom ou não em casos graves,já que nunca sequer vai conhecer o quê é empatia ou bondade"

Não precisa ter empatia para saber que matar é errado.Mesmo uma pessoa com ausência total de empatia,vai desenvolver algum senso de moralidade,que naturalmente levará em conta valores aceitos socialmente.

Se estiver falando de comportamentos menos extremos,sim,os efeitos do transtorno moldarão sua personalidade.
20/08/2022 12h20
Ela não tem culpa de ser assim, pq não escolheu isso. Ela tem culpa das consequências das suas atitudes
anônimo
20/08/2022 12h26
Pena de morte pros psico
Nao tem essa
09/10/2022 16h25
Culpa alguma, os psicopatas já nascem assim, os sociopatas são moldados com o tempo, mas já tendo uma maior propensão a isso desde o nascimento.
anônimo
09/10/2022 16h49
Se a pessoa não tem consciência do que faz acredito que não terá punição pós morte

E psicopatia não significa que a pessoa será assassina, significa que ela não tem capacidade de sentir emoções (amor, ódio, alegria, tristeza). Agora a sociopatia é perigosa sim
anônimo
09/10/2022 17h15
100% culpa e fraqueza dela. O pior é querer botar q culpa nos outros.
09/10/2022 18h26
Não tem culpa nenhuma, a sociedade que é a culpada.
elas respondem
anônima
20/08/2022 13h17
Até o ponto que fere alguém, uma coisa é você nascer assim, outra coisa é pôr em prática as monstruosidades que passa cabeça. Eles sabem o que estão fazendo, psicopatia não é doença. Ninguém pede pra nascer um sociopata/psicopata, mas também niguém pede pra sofrer nas mãos desses doentes.
20/08/2022 12h36
Esse tipo de transtorno antissocial tem haver com algum trauma em sua infância ou na adolescência que desencadeou ou pode ser outros fatores genéticos qe contribuem para esse transtorno. Em parte de genética ele é bastante comum em parentes de primeiro grau como pais, irmão, etc....
anônima
20/08/2022 12h25
Eu acho que não porque isso parece que é algo mais no psicológico E literalmente você já nasce assim

Mas sempre é bom tentar reconhecer e procurar ajuda
anônima
20/08/2022 12h25
Até o ponto que ela mata/machuca alguém.
20/08/2022 13h09
Eles têm discernimento para distinguir o errado e o certo, p mim tem mais é q se foderem mesmo
anônima
09/10/2022 16h18
Obs