As vezes me acho burra e uma pessoa falou que por passar pra UFRJ sou inteligente. Nunca achei que isso realmente fosse sinal de ser inteligente não.

elas perguntam
23 8
eles respondem
27/08/2022 12h42
Quem estuda para a vida é mais inteligente do que quem estuda para uma prova
anônimo
27/08/2022 12h40
As federais tem notas de cortes maiores,e um ensino melhor,então é no minimo um bom indicativo.
27/08/2022 12h39
Inteligência conta para passar em uma universidade federal (a depender do curso, já que tem alguns cursos onde mesmo querendo reprovar, ainda é arriscado a pessoa passar). Contudo, esforço e dedicaçao conta mais que inteligência.
27/08/2022 13h12
Depende. Pode ser sim, mas não dá para afirmar só com isso. Tem gente que consegue uma vaga em universidade pública depois de muita vontade, estudo e persistência.
27/08/2022 21h36
Sinceramente, o modo de classificação das universidades brasileiras é muito limitado quanto a isso.

Não acho que ser aprovado em alguma universidade brasileira, seja ela federal, privada ou não, indique que a pessoa seja inteligente, mas sem dúvida, essa pessoa é no mínimo, muito estudiosa.

Não estou desmerecendo os alunos das federais, até porque imagino o quão desgastante deve ser conseguir a aprovação em alguma, e eu nem mesmo tentei entrar em uma. (por pura preguiça). Então, reconheço que a galera que consegue, sem dúvida é, no mínimo, uma pessoa esforçada, esperta e estudiosa.

Mas vendo como essas universidades brasileiras escolhem os futuros profissionais, não acho que eles avaliam todo o perfil da pessoa. Por exemplo, um ex aluno de uma escola estadual na minha cidade foi convidado para estudar nos EUA, em Princeton, uma das melhores universidades do mundo. E tipo assim, eles não avaliam somente o fato de você ir bem ou não em uma prova, mas todo o seu currículo acadêmico, se você foi um bom aluno na escola, se é briguento, dentre outras qualidades de um futuro jovem promissor, eu acho isso muito bacana, é abrangente, chega mais perto de avaliar a verdadeira "inteligência" da pessoa. Até mesmo a qualidade da música que a pessoa escuta é levado em consideração por algumas universidades lá de fora ou se é muito bom em algum tipo de esporte.

Não a toa que muitos talentos aqui são exportados pra lá, porque no Brasil, querem deduzir a inteligência de uma pessoa em se sair ou não bem em uma prova, e não todos os talentos que essa pessoa supostamente tem.
anônimo
27/08/2022 13h16
Se for um curso meia bomba, qualquer fanfarrão consegue passar.
27/08/2022 13h06
Isso não quer dizer nada em relação a inteligência.
anônimo
27/08/2022 12h51
É mais sinal de esforço, do que de inteligência. O que vai te tornar inteligente, é como você vai administrar os estudos até o final, como vai usar isso no mercado de trabalho.
Mas é claro que existem pessoas que, além de esforçadas, são muito inteligentes, estudam, pesquisam, colocam em prática o que aprendem.
27/08/2022 13h05
No mínimo de inteligência de livro acima da média. Ainda mais se consegue terminar a faculdade.

É muita gente inteligente, fora professor especialista completo no assunto que dá aula, é natural de sentir burro uma hora.
27/08/2022 12h40
Passar numa federal não é pra qualquer um, mas não vejo isso como sinal de inteligência.
27/08/2022 21h45
Não, só os burros ingressam no ensino superior.
anônimo
30/08/2022 02h37
Se eu soubesse que era normal reprovar em cálculo, que dependendo da matéria a maior nota da turma ia ser 3 e não seria a sua, que você ia pegar muito professor fdp e que a culpa não seria sua, eu teria me empenhado mais a fazer a pública.

Por outro lado eu precisava trabalhar para me sustentar, meus pais não conseguiriam nem custear a passagem se fosse na pública... teria que depender de auxílios do governo que na maior parte vem atrasados.
30/08/2022 02h21
Sim e não. Sim, porque é óbvio, você tem que ter uns neurônios a mais que a maioria das pessoas.
Não porque aí entra a questão financeira. No Brasil, as coisas são tudo erradas: você tem o rico, que sempre estudou em escola particular, portanto tem conhecimento, e entra numa federal pois óbvio, não quer ter gasto. E do outro lado você tem a classe dominante, tanto pobre quanto média, que passam a vida inteira em escola pública, sem o preparo para uma federal e lógico, irão torrar todas as suas economias para pagarem uma particular.
Percebeu? Há essa inversão nas classes sociais. Desigualdade é o forte do nosso país.
30/08/2022 02h16
É sinal de superioridade.
27/08/2022 22h45
Isso é sinal que vc se preparou, que vc é competente... Inteligente pra mim era o Einstein que descobriu coisas que a humanidade só pode provar hoje com a ciência moderna. Ou o cara que sai sem nenhum puto no bolso de manhã, descola um trampo e trás comida pra casa no final do dia de forma honesta.

Mas burra tbm é certeza que vc não é...
anônimo
27/08/2022 22h42
Sinal de quem é burro. (E eu também estudo na UFRJ).
anônimo
27/08/2022 22h36
Depende do curso. Tem curso em federal que a nota de corte é bem baixa.

Mas mesmo os cursos com nota alta, isso não garante inteligência, garante que você soube realizar uma prova, é pra mim há vários tipos de inteligência.
27/08/2022 21h47
Fiz Universidade Federal (UFMA) e sou burro.
anônimo
27/08/2022 21h46
é sinal de que passou numa prova
anônimo
27/08/2022 12h42
Julliete fez na Uninassau e ela é rica kk
anônimo
27/08/2022 12h47
Sim, é um Einstein com vagina
anônimo
27/08/2022 12h57
Não é sinal de inteligência, sinal que estava preparada para entrar. Mas o lado bom é que não vai ter colegas pobres que não conseguem nem pagar os livros ou as festas em lugares caros.
elas respondem
27/08/2022 12h38
Não necessariamente, conheço algumas pessoas burras no meu curso.
anônima
27/08/2022 12h48
Não, nada a ver uma coisa com a outra.
Tem gente muito inteligente que não fez faculdade nenhuma
27/08/2022 21h38
Não, acho mais que a pessoa conseguiu entender é decorar várias coisas
anônima
27/08/2022 13h17
Não necessariamente!
Acontece que, devido a concorrência, quem passa em uma Federal tem um pouco mais de status, mas, não faltam pessoas que estudam em faculdades particulares, até consideradas fracas que, devido a dedicação, mostram que não deixam nada a desejar, muito pelo contrário, mostram muita competência.
Também existe muito preconceito indevido com algumas faculdades, pois, elas ofertam um bom ensino.
anônima
27/08/2022 12h38
Não necessariamente, mas burra tbm a pessoa não é
27/08/2022 13h07
Claro que não.
Você só se empenhou e estudou.
Tantas pessoas passam anos, outras passam meses para passar em uma federal.
27/08/2022 21h40
não. inteligente todos podem ser, está atrelado diretamente ao fato do quanto você se esforça pra aprender algo, e não é algo que você nasce. existem pessoas com mais facilidade, e outras não, mas ninguém é melhor ou pior por isso.
anônima
27/08/2022 12h44
É sinal de maconha