Não há dúvidas que o casamento contribui para crianças mais saudáveis, estáveis, assistidas etc. e consequentemente uma sociedade mais equilibrada e "saudável" em seus mais diversos aspectos.

Porém, tbm se sabe que pouquíssimos casamentos passam por todas as fases e de fato se cumpre o "ser fiel, até que a morte o separe". As mulheres quase sempre perdem o interesse sexual com o tempo (pelo menos no marido), principalmente depois de terem filhos. Até também por isso os maridos acabam em algum momento dando alguma pulada de cerca, pois além da diminuição do sexo conjugal, muitos caras sentem a vontade de variar, ter uma mulher diferente.

Nada disso significa que necessariamente o sentimento morreu totalmente entre o casal. Mas é inegável que se for investigar, pouquíssimos casamentos passarão por todas as fases até a velhice, e menos ainda sem ter tido alguma dessas intercorrências.

eles perguntam
4 6
elas respondem
anônima
30/08/2022 11h05
Muitas vezes o desinteresse sexual começa bem antes da chegada dos filhos, eu conheci um casal margarina, achava que eram o casal perfeito, admirável, pq vi que eram companheiros, mas quando vi o cara andando de mãos dadas com uma novinha na rua, não acreditei que o cara era capaz de trair a esposa, vi que era uma farsa, pq descobri que muitas vezes o cara dormia no sofá e nem eram tão unidos assim. Mta gente empurra um casamento pela barriga nem pelo casamento em sim, mas pelo que foi construído, amizades, patrimônio etc.
30/08/2022 11h02
Falou certo, o casamento é cheio de intercorrências, é uma luta constante, parece um jogo com diversas fases em que os dois gamers precisam de sincronismo e engajamento para chegar ao final.
anônima
30/08/2022 11h10
pra mim casamento é contrato onde duas pessoas trocam interesses mútuos
30/08/2022 11h48
Casa quem quer e continua casado quem quer. Aliás, o divórcio existe e é um direito.
Não é porque muitos casamentos não dão certo que se deve demonizá-lo.
eles respondem
30/08/2022 11h03
O estado moderno, com seu ativismo jurídico parcial, destruiu por completo a instituição do casamento e toda sua essência, ao distorcer seu significado real e reduzi-lo a uma mera fonte geradora de bens e recursos. Como se não bastassem os acordos políticos entre famílias reais nobres e seus casamentos por conveniência posteriormente copiados pelas eras republicanas entre famílias oligárquicas.

É uma das maiores razões para eu não querer nem ouvir falar sobre isso, assim como um número cada vez maior de homens.
30/08/2022 10h52
Invenção social como quase tudo nessa vida. Bom que dá alguns direitos ao casal.

Não vou nem entrar no âmbito do que você disse ser verdade ou invenção.
30/08/2022 11h09
o que gera famílias saudáveis não é um casamento.
próximo
anônimo
30/08/2022 11h24
não, vc não conseguiu explicar
anônimo
30/08/2022 11h46
Triste, meu sonho é se casar