A poligamia é a união entre mais de dois indivíduos em um relacionamento. Comum entre algumas espécies de animais na natureza. Funcionaria pra seres humanos?
Acho que a pessoa disposta a ter um relacionamento esse tipo tem que ter uma cabeça muito aberta.
Não deve ser fácil dividir seu companheiro (a) com outra pessoa, concordo muito com o que @kdomingos falou, mas isso depende muito dá cultura e dá forma de viver de cada pessoa.
Posso falar por mim, não sei se aceitaria uma situação dessas, não julgo quem pratica, quem sou eu pra isso.
Somos seres humanos livres, o que fode são as regras morais.
Depende da cultura, maturidade e personalidade dos envolvidos. Pode dar certo como pode não dar, eu sei que pra mim não daria, mas para outros pode dar, para pessoas meio "desapegadas" e desencanadas.
Funcionou durante muito tempo, inclusive. Quando viramos uma sociedade capitalista e assim passou-se a ter herança e pratriarcado, as famílias passaram a ser monogâmicas (para a mulher e assim garantir a legitimidade dos filhos). Lembrando que somente hoje temos mais liberdade para escolher com quem queremos casar. Antes era puramente uma questão de negócio.
Acho possível buscar um amor sem ciúmes e posse. Já estive apaixonada por duas pessoas ao mesmo tempo e um não era maior ou menor do que o outro, mas diferente. Só quem já passou por isso consegue entender como é possível o poliamor.
Em que pese antigamente a poligamia ter sido um comportamento natural e em algumas culturas símbolo de poder/status, acredito que sempre houve problemas entre as partes envolvidas.
Creio que é possível vc estar envolvido com 2 (ou mais ?!) pessoas ao mesmo tempo... Mas, pra mim, ver o outro com outras já não dá.
É preciso mto desprendimento.
o GNT transmitiu uma série chamada "amores livres" em que foi apresentado vários casos de poligamia espontânea . Achei algo inusitado que não me vejo numa situação semelhante. Acho que posso me definir como conservador neste aspecto.
Os seres humanos são complicados, então pra mim não daria certo. Mas pela minha curiosidade por certa coisas, já vi um seriado em fatos reais e muitos casos por ai sobre o poliamor. E percebi que quando a pessoa se envolve com mais de um no relacionamento, pior fica o caso. Assim como quando o mundo ficou mais liberal. Com isso, a maioria das pessoas começam a extrapolar. Confundem liberdade com libertinagem. Não se pode dar tanta liberdade assim para o ser humano. Tem que existir o equilíbrio.
Na minha humilde opinião a poligamia não é saudável, em outras culturas e nos tempos antigos era bem comum mas existam problemas aliás até hoje vemos na mídia as consequências de uma relação onde a poligamia existiu. O conflito entre judeus e os árabes muçulmanos é resultado da poligamia. Abraão teve dois filhos com mulheres diferentes um com cada mulher Isaque (judeus) e Ismael (árabes muçulmanos) esses dois vivem se bombardeando alarmando o mundo em um conflito que ninguém consegue conciliar até hoje.
A poligamia tem muitos pontos negativos que a torna impraticável seria um verdadeiro caos se esse tipo de relação fosse estabelecida pela maioria aqui no Brasil por aqui existem homens que estão presos por não pagar pensão aos filhos que fizeram, imagine dar conta de bancar 2 famílias ou 3 famílias? Totalmente inviável!
Não só funcionaria,como funciona. Os muçulmanos têm várias esposas. No nepal, existe casamentos onde a mulher tem mais de um marido, normalmente estes são parentes entre eles,irmãos, primos. Depende da cultura. Por aqui já há casos registrados em cartório de famílias com um homem e duas mulheres. Questão totalmente cultural.
Tem umas regiões do mundo que são de boa , ja vi que tinha ate uns que tinham umas 3 esposas , ja aqui no brasil isso ainda nao é bem visto e não da certo não .