Acredito!
anônima
02/09/2022 12h03
Acredito que o errado é certo e o certo é errado.
anônima
02/09/2022 12h03
Sim, acredito.
02/09/2022 12h40
moral é relativa, acho mais que todo mundo é pau no cu no fim do dia
02/09/2022 12h42
A moral é construída com base em crenças pessoais, não existe padrão, o que é moral pra um pode ser imoral para outros.
02/09/2022 13h10
Acredito no bom senso.
01/02/2023 02h50
Isso não é questão de acreditar. Vamos parar de maluquice. O que é certo e errado, existe. Ponto.
01/02/2023 04h12
sim, acredito
eles respondem
anônimo
02/09/2022 12h36
Se a pergunta for em relação à moralidade de fato, a pessoal, individual de cada um, acredito que todo ser humano seja cético, pois a partir do momento que se pondera sobre uma atitude x ou y, nem que seja uma mentirinha besta, já temos um ceticismo moral.
Agora se a pergunta for em um sentido ético, de uma moral institucionalizada, a nego absolutamente. Isso porque não existem verdades morais na natureza e, assim sendo, "qualquer afirmação de cunho moral feita impessoalmente é falsa, pois não pode encontrar qualquer respaldo na realidade objetiva" (CANCIAN, p. 192).
Sua importância na sociedade é que ela ajuda a promover o próprio bem-estar do ser humano, tanto do ponto de vista particular quanto do coletivo. Mas ela foi criada pelos seres humanos. Não é algo intrínseco da natureza.
Já Freud vai dizer que é justamente esse código moral estabelecido que causa um grande mal-estar ao homem, que consiste no embate entre a nossa natureza egoísta e a natureza da civilização em que vivemos. Esse mal-estar é justamente o preço a se pagar pela vida em sociedade.
02/09/2022 12h03
Cético moral, consigo sempre enxergar os dois lados da moeda mesmo que tenha uma quedinha pela imoralidade.
02/09/2022 12h20
Eu tenho minha moral, meu conjunto de valores. Então sim, acredito em um certo e errado.
anônimo
02/09/2022 13h07
Cético moral ? É assim que se define agora um FDP sem noção ?
02/09/2022 13h10
Sim, sob o meu ponto de vista.
anônimo
02/09/2022 13h13
Eu acredito que certo e errado são relativos,muda conforme o tempo e a sociedade.
Por isso prefiro basear meu senso de certo e errado em preceitos éticos.
anônimo
01/02/2023 02h46
Acredito na verdade e não tem nada mais verdadeiro que uma buceta melada quase que implorando para ser comida.