eles respondem
O diferencial do de federal é conseguir se formar passando por 5 anos de uma pressão absurda que nunca vi em ninguém que fazia particular. Ter que fazer três projetos de áreas diferentes e com exigência elevadíssima pelos professores é pra desanimar qualquer um.
Não por menos minha turma de refrigeração teve só 20% de aprovação.
A diferença já começa desde o início. Na universidade federal estão as mentes mais promissoras, que foram aprovadas no vestibular...
Vários professores meus gostavam de enfatizar que o que faz a universidade federal ser superior não é os professores, nem tão pouco a estrutura. O que a torna superior são os alunos.
A diferença é que o aluno da federal é inteligente, já o da particular só rico mesmo.
Hoje o da federal está pior, a maioria é usuário de drogas e só está lá para fazer baderna e os da particular estão bem a frente
É mais da pessoa do que a faculdade em si
Não, o da particular é burro bancado pelos pais.
No terceiro ano do ensino médio meu colega ainda não sabia fazer divisão, um dia desses ele postou no nosso grupo que conseguiu entrar em psicologia na federal com algumas cotas. Passei no primeiro lugar do vestibular de uma faculdade inteira e entrei em contábeis, e só passei em veterinária por causa de uma cota regional. O negocio é o seguinte, a educação superior no Brasil que é a que mais recebe investimento, é uma merda, a básica então só Deus na causa.
O problema não é apenas as faculdades mas os alunos, pois tem muita gente em particular que só tá lá ,porque os pais podem pagar, enquanto tem gente em muitas federais, que se não fossem varias cotas, também não teriam chance. O foda é que se criou esse estigma de que alunos de federal são melhores, justamente pela lei de cotas, que moveu os melhores que entrariam em qualquer faculdade na época, pras federais, só que isso tá estabilizando e muitos tão voltando pras particulares.
O aluno em si não muda, só a faculdade em alguns aspectos.
A primeira passa por muito mais empecilhos, o que tende a deixar ela mais preparada.
Tive dois colegas de trabalho que fizeram federal, um engenharia e outro administração. Ambos relataram a mesma coisa, está cheio de alunos em universidade federal que termina o curso só na base da cola e sendo sangue suga dos cdf. Quando eles relataram isso, tive a certeza que o que de fato existe, são apenas os bons alunos, independente da universidade.
Depende do curso, da faculdade...tem muitas variáveis
elas respondem
Não é a mesma nem ferrando, mas também não é garantido do aluno ter um desempenho melhor no trabalho, até pq esse tipo de coisa depende de outras habilidades que não se aprende necessariamente em uma faculdade.
Depois de formado ninguém vai ficar perguntando onde vc se formou, o que vale é ser um bom profissional
Depende do aluno, do curso e da instituição.
É a mesma coisa, a única diferença é que na universidade federal não paga mensalidade e na privada paga.
Não gosto da universidade federal não lá só tem filhinhos de papai vagabundos que vão para faculdade só para usar drogas.
Na particular entra quem tem um bom holerite.