90% das pessoas fazem isso, porque praticamente ninguém tem poder social o suficiente para conquistar alguém "ideial" (e isso vale primordialmente aos homens, que quase sempre se encontram em uma situação de se contentar com muito menos do que realmente queira; primeiro que há pouquíssimas mulheres de alto valor, segundo que as poucas que existem não querem um homem de baixo valor).
Relacionamento não é sobre o ideal, é sobre encontrar uma pessoa minimamente apresentável, que vá preencher ao menos algumas lacunas do seu sentimental e do seu financeiro, assim encontrando um ponto de concordância para levar a vida. Essa ideia de relacionamento ideal é da mulher, porque ela tem tempo e recurso para idealizar isso, o homem não tem; o homem aceita o que ele conseguir, se conseguir alguma coisa.
Sim, já fiz isto e muitos fazem, é normal. O que importa não é o que a pessoa pensa e sim o que ela faz. Tem gente que até casa com uma pessoa mesmo gostando de outra. E até podem ser muito felizes assim.