Algumas já competem. Existe todo um preparo redução hormonal para que elas possam competir em algumas modalidades esportivas com mulheres cis.
23/09/2022 15h02
Da forma como acontece hoje, não. Eu não sei se é assim com todos os esportes, então citarei apenas o que conheço, o vôlei.
Para uma mulher trans ser aceita no esporte, salvo engano, basta que o nível de testosterona dela esteja adequado aos níveis de uma mulher cis. Mas isso por si só jamais é suficiente para determinar que ambas disputam de igual para igual. Um homem que passou por toda a puberdade como homem, mesmo que consiga reverter seus níveis de testosterona depois de uma terapia hormonal e seja finalmente reconhecida como uma mulher trans para o esporte, ainda assim possui uma estrutura óssea masculina, uma explosão muscular masculina, enfim… cientificamente falando, é um homem com a testosterona baixa.
Eu li um especialista que diz que a melhor forma de garantir uma certa justiça nesse caso, seria aceitar apenas mulheres trans que começaram o tratamento hormonal antes da puberdade. Mas aí eu te pergunto, as mulheres trans que só fizeram o tratamento depois, aceitariam isso? Aposto que não. Diriam como não é justo, como isso é mais uma forma de preconceito, etc.
A sugestão de criar uma modalidade apenas para as trans é vista como uma ofensa incabível. Acredito que nunca chegaremos num consenso. Enquanto isso, eu sou contra a presença de mulheres trans no esporte sim.
eles respondem
anônimo
23/09/2022 14h10
não me importo com esporte feminino porque não assisto, então é tanto faz.
anônimo
23/09/2022 14h49
A Graciane Barbosa não pode competir com mulheres trans. Muito injusto
23/09/2022 14h14
Kkkkkk
anônimo
23/09/2022 15h03
Não sei