Com certeza. Vou deixar aqui um relato do que minha família está passando. Essa funcionária da minha mãe está doente, minha mãe prometeu todo o auxílio necessário a ela, meu pai disse até que se ela não conseguir sua cirurgia até o fim do ano, pagaria o tratamento dela. Posso ser suspeita a falar, mas meus pais são pessoas muito boas. Enfim, o que acontece é que essa funcionária, apesar de não ser de tudo uma pessoa ruim, tem um defeito enorme, é muito orgulhosa. No final do ano passado, minha mãe chamou a atenção dela porque ela não estava mais fazendo um trabalho tão bom quanto fez antigamente, e comparou o trabalho dela com uma mulher que a substituiu quando ela tirou férias. Daí foi só água abaixo. Agora que ela está doente, ela sempre falta alegando dores. Aí ok, vocês vão dizer que pro patrão malvadão obviamente é drama do funcionário, mas eis o detalhe: quando o funcionário ganha atestado por mais de 15 dias, ele é obrigado a passar pelo médico do INSS para uma avaliação, e se o médico avaliar que realmente é necessário aquele afastamento, o governo passa a pagar durante todos os dias de afastamento após esses 15 dias. Então o que ela faz? Nunca pega atestado por mais de 15 dias. Deve ser um milagre né? Sempre quando dá o 14° dia, ela manda mensagem pra minha mãe dizendo que está melhor. Como eu disse, meus pais são pessoas muito boas. Eles tem pena de demití-la porque ela está sim doente, meus pais e eu só não acreditamos nesses atestados extremamente satisfatórias para ela. Outro detalhe é que a madrinha dela trabalha na área que emite atestados da minha cidade.
A clt foi criada numa época onde os trabalhadores comuns não tinham acesso à informação alguma. Eles precisavam da proteção do Estado para não serem engolidos por seus patrões. Hoje em dia, os funcionários utilizam a clt não como uma forma de direito, mas de serem superiores aos seus chefes. É necessária uma reforma trabalhista urgentemente.