O brasil é socialista, só olhar o sistema e carga tributaria. IPVA, IPTU, contribuição social de empresas, imposto com base em porra nenhuma, imposto de importação pra "proteger" uma indústria que não existe. Você vai adorar quando eles começarem a taxar herança.
"Mas essa casa/comercio/empresa era dos meus pais!"
"Sinto muito garoto, você não pagou a taxa por ser dono de algo seu, então agora a "justiça" vai ficar com a propriedade"
O Brasil já tá no molde socialista a muito tempo, e me dá muito desgosto ver gente totalmente na lua pedindo mais. Estavam chorando por causa da reforma de previdência, mas não querem ter filhos, não conseguem juntar 2+2 e sacar que a redução populacional vai quebrar toda essa economia keynesiana.
Quanto a socialdemocracia, só olhar a Europa pra ver como tá dando certo, como eles estão com uma população velha, cederam a todas as pautas esquerdistas e em 3 gerações vão ser um continente islâmico, e ai os homens descontruídos e as mulheres imponderadas europeias vão ter finalmente conseguido o que queriam, ser substituídos por "machistas religiosos". E a parada mais sinistra da Europa assim como outros países, é que por terem previdências privadas, mesmo assim vão perder tudo, pois dependem dá taxa de juros em cima do valor arrecadado ao longo da vida para receberem o suficiente para viver, só que com a população diminuindo, consequentemente a taxa de juros vai cair, a economia vai esfriar, e o dinheiro que você iria contar na velhice nunca ira chegar.
Imagina trabalhar 30 anos pra juntar 400 mil euros/dólares/libras, e ter a esperança de ter uma taxa de juros de pelo menos 1% ao mês na velhice, onde você iria receber de juros na casa de 4 mil por mês nas respectivas moedas, o que não é muito, mas já é o suficiente para viver(hoje, pq daqui a 30 anos isso não vale nada), e ai você chega na velhice, a população mundial diminuiu, e o seu pais está igual ao Japão com uma taxa de juros negativa, e toda uma vida de trabalho foi em vão.