Não sou socialista, sou simpatizante da social-democracia e do estado de bem estar social. Mas volta e meia venho pensando como seria um Brasil socialista?

Seria uma China da vida, ou uma Cuba/Venezuela/Coreia do Norte?

eles perguntam
3 12
elas respondem
26/09/2022 23h23
Prefiro nem imaginar
26/09/2022 23h24
Igualzinho no livro "A revolução dos bichos" de Jorge Orwell.
26/09/2022 23h26
Nem imagino, mas essa divisão de classes não te irrita? O sistema de "Castas" no Brasil é uma das coisas que mais funcionam nesse país!
eles respondem
anônimo
26/09/2022 23h23
Seria o Bostil.
anônimo
26/09/2022 23h32
Seria uma merda... Sites como este, por exemplo, nem poderiam existir.
26/09/2022 23h36
Lixo Lixo Lixo, único entretenimento que ia ter na TV e globo porque Netflix é outras sites ia ser banido.
anônimo
26/09/2022 23h40
seria bom
26/09/2022 23h52
Já existiu.
https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1488
Destaque para os vídeos.
26/09/2022 23h25
Não imagino, isso é impossível.
26/09/2022 23h36
Uma bosta!

Agora, um Brasil comunista seria um paraíso.
É bom ter utopias.
26/09/2022 23h48
Eu não imagino, eu já vivo em uma sociedade com muita raiz socialista. Um Brasil fortemente socialista é esse que você já vê bem na sua frente.
26/09/2022 23h50
Mas não já tamo vivendo há um bom tempo?
27/09/2022 00h50
O brasil é socialista, só olhar o sistema e carga tributaria. IPVA, IPTU, contribuição social de empresas, imposto com base em porra nenhuma, imposto de importação pra "proteger" uma indústria que não existe. Você vai adorar quando eles começarem a taxar herança.

"Mas essa casa/comercio/empresa era dos meus pais!"
"Sinto muito garoto, você não pagou a taxa por ser dono de algo seu, então agora a "justiça" vai ficar com a propriedade"

O Brasil já tá no molde socialista a muito tempo, e me dá muito desgosto ver gente totalmente na lua pedindo mais. Estavam chorando por causa da reforma de previdência, mas não querem ter filhos, não conseguem juntar 2+2 e sacar que a redução populacional vai quebrar toda essa economia keynesiana.

Quanto a socialdemocracia, só olhar a Europa pra ver como tá dando certo, como eles estão com uma população velha, cederam a todas as pautas esquerdistas e em 3 gerações vão ser um continente islâmico, e ai os homens descontruídos e as mulheres imponderadas europeias vão ter finalmente conseguido o que queriam, ser substituídos por "machistas religiosos". E a parada mais sinistra da Europa assim como outros países, é que por terem previdências privadas, mesmo assim vão perder tudo, pois dependem dá taxa de juros em cima do valor arrecadado ao longo da vida para receberem o suficiente para viver, só que com a população diminuindo, consequentemente a taxa de juros vai cair, a economia vai esfriar, e o dinheiro que você iria contar na velhice nunca ira chegar.

Imagina trabalhar 30 anos pra juntar 400 mil euros/dólares/libras, e ter a esperança de ter uma taxa de juros de pelo menos 1% ao mês na velhice, onde você iria receber de juros na casa de 4 mil por mês nas respectivas moedas, o que não é muito, mas já é o suficiente para viver(hoje, pq daqui a 30 anos isso não vale nada), e ai você chega na velhice, a população mundial diminuiu, e o seu pais está igual ao Japão com uma taxa de juros negativa, e toda uma vida de trabalho foi em vão.
27/09/2022 00h52
O mesmo Brasil que está hoje.
27/09/2022 00h52
Acho melhor nem imaginar, mudar o sistema com as mesmas pessoas no "poder" é o mesmo que mudar de empresa e encontrar os mesmo colegas de trabalho da anterior ou seja uma @#$%