Não sei se só minha adolescência foi assim, mas eu cresci com um pai super religioso controlador, não deixava eu sair de casa, eu não trazia minhas amigas aqui pq ele sempre me constrangia falando de igreja... Minha vida na adolescência foi viver em casa, igreja e escola e nem na igreja ele deixava eu participar dos eventos que tinham com o pessoal. Só comecei a sair com 19 anos e logo veio a pandemia, sinto que não vivi essa fase e me faz muita falta inclusive acabei tendo atitudes de adolescente com 22 anos e pega muito mal isso. O problema é que eu não consigo perdoar ele sabe eu vejo ele e sinto raiva e eu não consigo me libertar desse sentimento pra curtir minha vida agora, eu sinto raiva pq eu não escolhi essa vida ele escolheu viver assim, ele pode viver a adolescência dele a vida dele e não deixou eu viver a minha, me afastou até da família, já com meu irmão foi totalmente diferente. Como deixar esse sentimento pra trás?

elas perguntam
14 13
eles respondem
28/09/2022 13h52
Do jeito dele, embora questionável, seu pai só queria o melhor para você.
Antes isso do que ter pais totalmente displicentes e negligentes, que não dão a mínima para os filhos. Se fosse esse caso, seguramente você não estaria aqui agora.
Eu também tive uma educação bem rigorosa, minha mãe não era nada liberal e meu pai, tampouco. Já levei altas surras da minha mãe, meu pai não batia mas castigava com restrições. Mas nenhum de nós, os 4 filhos, deu desgostos a eles e não nos prejudicamos na vida. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, jamais deixaram faltar nada na mesa. Trabalhavam duro para sustentar a todos nós e, mirando esse exemplo, saímos bem cedo de casa, logo após a maioridade.

Um dia, com mais idade, você vai entender tudo isso.
anônimo
28/09/2022 01h08
É por isso que aconselho a todo o jovem a ter força para se rebelar, minha mãe teria feito o mesmo comigo, mas sendo bem sincero se vc não teve forças para se impor te acalma e trate de focar na sua vida, quando temos foco em algo esquecemos que não nos convém, praticar uma luta seria legal pra ti, focar todo esse ódio em um saco de pancada
anônimo
27/09/2022 23h35
ain papai me reprimiu, mas garanto que o dinheiro dele tu acha bom. Arruma um emprego, te sustenta e aí pode faze o que quiser, enquanto depender dele até para comprar teu absorvente, tem que ficar bem quietinha. Queria que ele deixasse tu ser puta e agora estaria arregaçada e podre de dst.
27/09/2022 23h23
Nossa, que desabafo forte. Vc tem compreensão do que está acontecendo com vc, é um grande passo.
Não sei se falar com ele sobre esse sentimento vai adiantar, ele não vai te acolher ou de certa forma compensar.
Procure terapia e saia do radar dele o quanto antes.
28/09/2022 07h17
Você não pode abaixar a cabeça pra tudo o que eles falam. Mas é claro, tem que sempre ver o outro lado da moeda. Não é o fato de ser conservador que ele é um cuzão, isso é até bom porque eu interpreto o conservadorismo como "ter medo" e quando você teme coisas novas, elas não vão te fazer mal caso o façam.
27/09/2022 23h28
Nunca é tarde pra recomeçar, tem pessoas de 60 anos que vivem como se tivessem 20...vão em parque de diversão etc.
anônimo
27/09/2022 23h26
Vá ao psicólogo e trabalhe isso moça
27/09/2022 23h25
Com o tempo voce consegue
27/09/2022 23h23
Não precisa perdoar ninguém.
anônimo
27/09/2022 23h24
Ah vai pra pqp, é por isso que não quero ter filha menina, filha menina só dá desgosto.
Tomara que vire mãe solteira
anônimo
28/09/2022 02h14
Faça como Suzane Von Richthofen.
anônimo
27/09/2022 23h34
Minha vida foi praticamente igual a sua, tenho 19 e passei eles todos dentro de casa minha não deixa eu sair - não por causa da religião - e eu basicamente só estudo, mas diferente de vc eu nunca quis sair então pra mim tudo bem, mas eu acharia difícil perdoar principalmente se fosse por causa de religião
28/09/2022 13h11
Perdoando.
anônimo
28/09/2022 13h26
Nem sei o que dizer, no seu lugar eu me afastava do seu pai, muito fanático
elas respondem
anônima
28/09/2022 13h53
1 - alimentar esse ódio fará mal somente a vc.
2 - tente entender que seu pai é um cara limitado e que fez isso na intensão de protegê-la. Nunca foi de te fazer mal.
3 - sua vida não acabou. Vc pode recomeçar agora.

Eu tb fui criada dentro de uma igreja. Tive uma educação rígida. Estou vivendo agora depois de cada e aos 35 anos.
Vc tem a escolha de fazer a sua história daqui pra frente, ou ficar frustada e culpando seu pai pelo resto da vida por ele ter “tirado” parte da sua vida.
anônima
28/09/2022 07h09
Existe uma ferramenta de perdão e cura, chamada Ho'oponopono. Não precisa acreditar, basta fazer. Leia os relatos nos comentários do vídeo, veja o que ela é capaz de promover em sua vida e o que ela já fez na vida de muitas pessoas. Se permita tentar. Acompanhe o canal da Beth Russo se possível.

28/09/2022 13h32
Na cabeça dele ele tava te protegendo das coisas ruins do mundo, ele fazia pro seu bem
perdoe ele enquanto ele tá vivo, quando chega a morte vemos que isso é pequeno e não vai mais fazer diferença
28/09/2022 01h22
Seu pai não é um pai ruim, apenas controlador e antiquado demais. Não há motivo para raiva, agradeça, sério. Ele se importa com vc.
Vc não sabe o que é ter pais que não se importam com vc...
anônima
28/09/2022 14h42
Espere eles morrerem e ai a culpa vai te dominar, vc vai pra internet fazer textão e perceber que não passou de uma mimada mal agradecida, mas ai já vai ser tarde pra se arrepender.
28/09/2022 07h46
Vergonha dele ser religioso? mas entenda que não deveria porque cada um é cada um, com suas escolhas. Você o culpa por não ter vivido, tenho receio de ter raiva do cristianismo por isso, porque geralmente um super religioso não é bem um cristão segundo a bíblia. Pense pelo lado positivo, ele se importa com você, veja pais abusadores sexualmente ou negligentes. Ele poderia sim ser um pai melhor, mas nem por isso vai alimentar esse ódio. Minha mãe é controladora e não quero alimentar raiva dela. Ore, isso ajuda.
28/09/2022 07h13
Cara aproveita pra viver agora, mesmo que parece tarde quando mais você esperar mais tarde vai ficar. É necessário viver essa fase, permita-se ser livre pela primeira vez.
anônima
28/09/2022 07h18
As pessoas não podem oferecer o que não tem. Seu pai é bastante tacanho ignorante. Faça terapia e entenda que para ele, estava fazendo o melhor que pode.
anônima
28/09/2022 07h52
Tem que pedir pra Deus força pra liberar o perdão
28/09/2022 13h37
Com 19 anos está na idade correta para descobrir a vida, olhe pelo lado de quem mesmo exagerando seu pai evitou que muita coisa ruim pudesse te acontecer.
Não olhe para o que passou, se concentre em viver o agora.
anônima
28/09/2022 13h29
O que meus pais fizeram para você?
anônima
28/09/2022 07h16
Nao sei,pq tbm por mim que Deus leve a minha mãe ela me inferniza demais,seu pai foi daquele tipo que teve criação antiga?
anônima
28/09/2022 13h22
Faz a oração do perdão da Cristina Cairo